Última semana de inscrições para VI Prêmio Culturas Populares

11/06/2018 - 15h51 - Por Karoline Figueiredo

O Ministério da Cultura (MinC) encerra nesta quarta-feira (13) o prazo de inscrições para o VI Prêmio Culturas Populares. Os interessados podem participar nas categorias Mestres e Mestras; Grupos/Comunidades; Pessoas Jurídicas sem fins lucrativos; ou Herdeiros de Mestres já falecidos.

O regulamento e demais informações estão disponíveis na página do Prêmio. As inscrições podem ser efetuadas pelo site ou via postal até dia 13 de junho.

Serão selecionadas 500 iniciativas culturais como cordel, quadrilha, maracatu, jongo, bumba meu boi, entre outras atividades desenvolvidas. Os vencedores receberão R$ 20 mil cada (dobro da edição anterior). Neste ano o concurso também reconhecerá ações em acessibilidade cultural

Em cada edição, a competição homenageia uma personalidade importante na cultura popular brasileira. Nesta edição, a homenageada será "Selma do Coco" falecida em 2015. A pernambucana chamada Selma Ferreira da Silva, ficou conhecida por consolidar o ritmo do coco (típico do Nordeste). Gravou 3 CDs, participou de festivais nos Estados Unidos e Europa, além de receber o Prêmio da Música Brasileira.

No ano passado, o concurso que protagonizou Leandro Gomes de Barros, registrou o maior número de inscritos até o momento, com 2.862 participantes. Foram selecionados no total 500 candidatos que receberam R$ 10 mil cada. Do total de premiados, 258 foram do Nordeste, 251 do Sudeste, 42 do Norte, 28 do Sul e 21 do Centro-Oeste.

O objetivo da iniciativa realizada anualmente é preservar e valorizar as diversas formas de expressões culturais espalhadas em todos os cantos do Brasil.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: