Última semana para realizar inscrições na "Olimpíada de Língua Portuguesa"

26/04/2016 - 16h59 - Por Karoline Figueiredo

Encerram neste sábado (30) as inscrições para a 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Fututro. O concurso é realizado entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio das escolas públicas de todo país.

Os professores responsáveis por seus alunos que queiram participar devem realizar as inscrições até dia 30 de abril através da página da Olimpíada. As escolas terão até dia 19 de agosto para encaminhar os textos para as comissões julgadoras.

Nesta edição de 2016 o tema é "O lugar onde vivo" podendo ser reproduzidas nas categorias de poemamemórias literáriascrônica, e artigo de opinião. Os primeiros 100 mil professores inscritos receberão 1 DVD com a coleção da olimpíada, contendo material que apresenta a sequência didática para o ensino da escrita em 4 gêneros textuais.

Serão premiados 20 alunos vencedores e seus professores com medalhas, notebook e impressora (para cada um); 152 alunos finalistas e seus professores com medalhas e tablet (para cada um); 500 alunos semifinalistas e seus professores com medalhas, livros e oficinas culturais e de participação; escolas dos 20 estudantes vencedores com 10 computadores, 1 impressora, 1 projetor, 1 telão para projeção e livros; escolas dos 152 estudantes finalistas com placa de homenagem e 28 professores semifinalistas no "Relato de Prática" na qual receberão 1 notebook cada.

O último concurso foi realizado em 2014 onde mais de 46 mil escolas participaram. Confira todos os dados da edição anterior e todos os premiados na página da Olimpíada.

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: