Último dia de inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2020

30/06/2020 - 15h15 - Por Karoline Figueiredo

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020 encerram nesta terça-feira (30). A Organização do programa já havia prorrogado as inscrições que encerrariam dia 29 de maio.

As mudanças no cronograma foram realizadas devido a pandemia causada pela Covid-19. Confira o Comunicado Oficial. Com a imprevisão de reabertura das escolas no país, o PJB disponibilizou novos conteúdos pedagógicos em seu portal e suas redes sociais (facebook e instagram), para que os estudantes não fiquem prejudicados quanto à preparação de seus projetos de leis. O propósito é amenizar o impacto causado pela falta de orientações dos professores.

O programa também criou um novo canal de inscrições para quem não têm acesso à internet. É um número de whatsapp exclusivo para este caso (61 3216.1867). A mensagem também pode ser enviada aqui.

A Organização realizou outras alterações, entre elas, o comprovante de matrícula do candidato será solicitado em outra etapa; a autorização dos pais ou responsáveis será exigida somente no momento da viagem; e a idade de participação foi redefinida para nascidos entre 1º de janeiro de 1.998 e 31 de dezembro de 2004.

A etapa presencial do programa foi adiada devido a situação atual do país. Outras etapas foram modificadas e já podem ser verificadas.

Parlamento Jovem Brasileiro:

Podem participar estudantes entre 16 e 22 anos do Ensino Médio ou Técnico de Escolas Públicas e Privadas de todo Brasil

Os candidatos devem desenvolver um Projeto de Lei sobre qualquer tema, onde apresente mudanças para melhorias na realidade do país. A proposta deverá ser encaminhada junto com a ficha de inscrição.

O objetivo do programa é proporcionar aos jovens a vivência do processo democrático em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os 78 selecionados (de diferentes regiões) realizarão a rotina e o trabalho dos deputados, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, respeito à diversidade de opiniões, olhar crítico sobre suas realidades e o sistema de votações.

O PJB potencializa a atuação democrática dos jovens e seu protagonismo político. A primeira edição aconteceu em 2.004. Para mais informações acesse o portal da Câmara e o portal do PJB.

Para mais informações acesse o portal da Câmara.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: