Uma Nova Elite Competitiva Global Surge no Último Ranking de Competitividade Mundial da IMD Business School

31/05/2017 - 16h02 - Por PRNewswire

LAUSANNE, Suíça, 31 de Maio de 2017 /PRNewswire/ -- Os países mais competitivos do mundo continuam a disputar entre si as posições no topo da lista do índice de competitividade "IMD World Competitiveness Yearbook", agora que os EUA não estão mais incluídos entre os três maiores e melhores.

(Foto: http://mma.prnewswire.com/media/517261/World_Competitive_Infographic.jpg )

Hong Kong consolidou seu domínio no ranking anual preparado pelo Centro de Competitividade Mundial do IMD, ocupando a primeira posição pela segunda vez. A Suíça e a Cingapura ocuparam o segundo e terceiro lugares, deixando os EUA em quarto lugar, a colocação mais baixa deste país em cinco anos, quando já tinha ocupado o terceiro lugar no ano passado. A Holanda completa o time dos 5 países de topo, subindo para esta posição a partir do oitavo lugar no ano passado.

O Centro de Competitividade Mundial do IMD é um centro de pesquisa da escola de negócios do IMD na Suíça e vem publicando o seu ranking a cada ano, desde 1989. Para preparar a lista, usam 260 indicadores. O ranking deste ano inclui 63 países, sendo que Chipre e Arábia Saudita aparecem pela primeira vez.

O professor Arturo Bris, Diretor do Centro de Competitividade Mundial do IMD, explicou que os indicadores que se sobressaíram entre os países que apresentaram mais melhorias foram aqueles relacionados à eficiência e à produtividade tanto do governo como das empresas.

"Esses países mantiveram um ambiente favorável aos negócios, encorajando a abertura e a produtividade", disse ele. "Basta olhar a China: sua subida por sete posições do ranking, chegando à 18a posição, deve-se à sua dedicação ao comércio internacional. É isto que continua a movimentar a economia e a promover melhorias na eficiência do governo e das empresas."

Enquanto isto, a parte inferior do ranking está ocupada principalmente por países que passam no momento por perturbações políticas e econômicas.

Introdução do Ranking de Competitividade Digital 

Pela primeira vez este ano, o Centro de Competitividade Mundial do IMD publica um informe separado indicando o nível de competitividade digital dos países. O novo Ranking de Competitividade Digital busca medir a capacidade dos países para adotar e explorar as tecnologias digitais que permitem transformar as práticas governamentais, os modelos de negócios e a sociedade em geral.

No ápice do ranking encontra-se Cingapura, seguida da Suécia, EUA, Finlândia e Dinamarca. "Não restam dúvidas de que instituições governamentais propícias e inclusivas promovem a inovação tecnológica" disse Bris.

"Cingapura e Suécia desenvolveram regras que tiram vantagem do talento disponível nesses países ao adotar, por exemplo, regras e normas que facilitam a entrada de talentos do exterior que possam complementar o pool de recursos humanos disponíveis internamente. Os EUA investem mais no desenvolvimento de sua concentração científica e na geração de ideias, mas o país tem um histórico de apoio governamental à inovação tecnológica. Isto mostra que em países competitivos digitalmente, o governo tem que facilitar a adoção de novas tecnologias.

Sobre a IMD 

A IMD é uma escola de negócios entre as de mais elevado ranking no mundo, especializada no desenvolvimento de líderes, na transformação das organizações e na criação de um impacto positivo imediato e duradouro. A IMD tem sedes em Lausanne, Suíça, e em Cingapura. http://www.imd.org

Contato de Mídia: Aicha Besser, +41-21-618-0507, [email protected]

FONTE IMD

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: