UNIC Rio promove exposição virtual sobre objetivos globais; abertura é programada para 20 de julho

13/07/2020 - 14h34 - Por Karoline Figueiredo

O Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) em parceria com a Feira UIA 2021 Rio Expo- do Congresso Mundial de Arquitetos, vão inaugurar dia 20 de julho às 16h, a versão virtual da exposição "Consciência" por meio do instagram @uia2021rioexpo.

O Congresso Mundial de Arquitetos desenvolveu a plataforma virtual para promover interação social, debates e novidades nas áreas de Arquitetura, Design, Urbanismo, Mobilidade, Construção, Cidades e Inovação. Foi criado um espaço "Exposição 360º" que receberá obras de artistas renomados, em ambiente gráfico, onde as pessoas poderão participar como se tivessem em jogo eletrônico. A primeira mostra desse ambiente será "Consciência".

A mostra "Consciência" reúne trabalhos do artista plástico peruano Ivan Ciro Palomino que estimula a reflexão sobre os desafios globais da atualidade. A exposição "Consciência" ficou em cartaz no Centro Cultural Correios em 2019, por quatro meses, sendo vista por mais de 140 mil pessoas.

As obras de Palomino chamam atenção pela utilização de elementos do cotidiano (cadeira, mala, piscina e outros), colocados em contextos de crises climática, humanitária e aumento das migrações, provocando reflexões sobre educação, refúgio, acesso à água e a recursos naturais.

As atividades do artista por meio da exposição "Consciência" estão relacionadas aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - metas que fazem parte da Agenda 2030 do plano de ação global, adotado por todos os líderes de governos e estados integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU). O plano envolve questões de combate à pobreza, proteção do planeta e garantia às pessoas para que tenham paz e prosperidade.

O Congresso Mundial de Arquitetura aconteceria no mês de julho de 2020, no entanto, foi cancelado em decorrência da pandemia causada pela Covid-19.

Para mais informações acesse os portais UIA 2021 Rio Expo e ONU.