O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Luta pela Paz e a Fundação Barça, lançou três minicursos gratuitos, voltados à comunidade escolar. O objetivo é que as unidades possam oferecer acolhimento protetivo para crianças e adolescentes no retorno às atividades presenciais.
Os minicursos são destinados aos gestores, professores e profissionais de redes escolares; gestores e equipes de serviço da assistência social e da saúde; e equipes de iniciativas comunitárias - parceiros fundamentais da comunidade escolar. Os minicursos serão ofertados em duas modalidades: de forma ampla e autoinstrucional para todo o Brasil; e em turmas especiais focadas em alguns territórios de atuação do Unicef: Boa Vista (RR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Sobral (CE).
As crises emergenciais, como a Covid-19, podem piorar situações de violência física, psicológica e sexual no ambiente familiar de crianças e adolescentes, além do risco maior de acidentes domésticos e trabalho infantil. As consequências na saúde mental desses jovens e cuidadores podem ser devastadoras. Com a pandemia, os serviços responsáveis por responder às violações de direitos, também ficam fragilizados.
O propósito da ação é contribuir para a redução dos impactos da pandemia e atuar na garantia dos direitos e cuidados às crianças e adolescentes.
Minicursos:
- 1 - Fortalecimento Psicossocial da Comunidade Escolar (4h);
- 2 - Comunidade Escolar na Resposta às Violências (4h);
- 3 - Sistema de Garantia dos Direitos no Enfrentamento à Exclusão Escolar (4h).
Confira a ementa, os detalhes dos cursos e demais informações no portal Unicef.