Unicef oferece minicursos para comunidade escolar sobre educação na proteção de crianças e adolescentes contra violência

17/11/2020 - 17h52 - Por Karoline Figueiredo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a Luta pela Paz e a Fundação Barça, lançou três minicursos gratuitos, voltados à comunidade escolar. O objetivo é que as unidades possam oferecer acolhimento protetivo para crianças e adolescentes no retorno às atividades presenciais.

Os minicursos são destinados aos gestores, professores e profissionais de redes escolares; gestores e equipes de serviço da assistência social e da saúde; e equipes de iniciativas comunitárias - parceiros fundamentais da comunidade escolar. Os minicursos serão ofertados em duas modalidades: de forma ampla e autoinstrucional para todo o Brasil; e em turmas especiais focadas em alguns territórios de atuação do Unicef: Boa Vista (RR), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Sobral (CE).

As crises emergenciais, como a Covid-19, podem piorar situações de violência física, psicológica e sexual no ambiente familiar de crianças e adolescentes, além do risco maior de acidentes domésticos e trabalho infantil. As consequências na saúde mental desses jovens e cuidadores podem ser devastadoras. Com a pandemia, os serviços responsáveis por responder às violações de direitos, também ficam fragilizados.

O propósito da ação é contribuir para a redução dos impactos da pandemia e atuar na garantia dos direitos e cuidados às crianças e adolescentes.

Minicursos:

  • 1 - Fortalecimento Psicossocial da Comunidade Escolar (4h);
  • 2 - Comunidade Escolar na Resposta às Violências (4h);
  • 3 - Sistema de Garantia dos Direitos no Enfrentamento à Exclusão Escolar (4h).

Confira a ementa, os detalhes dos cursos e demais informações no portal Unicef.

 

 

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: