Universidade chilena ganha Prêmio Diversidade Airbus GEDC de 2018

14/11/2018 - 23h01 - Por PRNewswire

O projeto SaviaLab da Pontifícia Universidade Católica do Chile foi premiado pelo uso inovador da tecnologia para aumentar a diversidade no ensino de engenharia

ALBUQUERQUE, Novo México, 14 de novembro de 2018 /PRNewswire/ -- A iniciativa pela diversidade SaviaLab da Pontifícia Universidade Católica do Chile foi declarada vencedora do Prêmio Diversidade Airbus GEDC de 2018, pelo uso inovador de tecnologia para aumentar a diversidade no ensino de engenharia.

A iniciativa SaviaLab objetiva preencher a lacuna de oportunidades, ao oferecer ensino comunitário nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – science, technology, engineering and mathematics) a minorias indígenas e a jovens nas áreas rurais do Chile.

Desde 2014, a iniciativa introduziu mais de 3.300 estudantes, de sete regiões, a possíveis planso de carreira nas áreas de STEM. Esse programa educacional "pré-engenharia" empodera outros com ferramentas concretas de tecnologia e inovação. O impacto vai além das minorias rurais, favorecendo os próprios estudantes da universidade que também representam minorias.

Os três finalistas do projeto – NASA Swarmathon da Universidade do Novo México, EUA, SaviaLab da Pontifícia Universidade Católica do Chile e Competição de Robôs Subaquáticos iSTEAM da Universidade Ciência e Tecnologia de Hong Kong – apresentaram suas iniciativas de diversidade a um júri* de especialistas do setor e convidados ilustres na conferência WEEF-GEDC 2018, o maior encontro do ensino de engenharia do mundo, em Albuquerque, Nova México, EUA.

Esse prêmio global é administrado pela Airbus, pelo Conselho Global de Reitores de Engenharia (GEDC – Global Engineering Deans Council) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization).

Desde que a Airbus lançou o prêmio em 2012, 198 projetos, representando 140 instituições de 37 países, foram apresentados. Para a edição de 2018, 39 projetos, de 19 países, foram recebidos. Dos 18 projetos finalistas reconhecidos apenas nos primeiros seis anos do prêmio, mais de 125.000 estudantes que, de outra forma não teriam escolhido engenharia, foram diretamente impactados.

Aumentar a diversidade entre a população global de engenheiros é um desafio bem documentado que a Airbus, a GEDC e a UNESCO se comprometeram a enfrentar. Como no passado, os projetos finalistas deste ano foram selecionados por seu potencial de atingir escala e de ser reproduzido em outros lugares. A Airbus tem orgulho de anunciar, hoje, o lançamento de um e-book dedicado às iniciativas mais bem-sucedidas do Prêmio Diversidade, para compartilhar as valiosas percepções que podem inspirar outros a agir.

Links
Mais informações estão disponíveis em: https://www.company.airbus.com/diversityaward
Conheça o e-book: http://airbusgedcdiversityaward.com/

Contato: Dominic Sproston, [email protected], +44 796-944-7601.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/784781/Airbus.jpg

FONTE Airbus

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: