Universidade de Coimbra (Portugal) abre inscrições para brasileiros via Enem

27/05/2014 - 15h26 - Por Thaís Ferraz

Estudantes brasileiros que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão utilizar as notas da prova para se candidatar à vagas da Universidade de Coimbra, em Portugal. A efetivação do acordo foi realizada nesta segunda-feira, 26, e o processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2014 estará aberto até o dia 13 de junho. A Universidade de Coimbra é a primeira instituição estrangeira a aceitar o Enem como forma de ingresso.

A Universidade de Coimbra oferecerá, neste processo seletivo, 630 vagas. A nota mínima para concorrer é de 600 pontos, mas a nota de corte dependerá da média dos estudantes que se candidatarem. A inscrição deverá ser realizada diretamente através da página da universidade. Poderão se inscrever estudantes que tenham prestado o exame nos anos de 2011, 2012 ou 2013.

Os estudantes aprovados terão que pagar, pelo curso, dez parcelas de 700 euros (que equivalem a cerca de R$ 2,1 mil). Além disso, os candidatos ficarão responsáveis pelo dinheiro necessário para se manter no país.

Fundada no ano de 1.290, a Universidade de Coimbra é uma das instituições de ensino superior mais  tradicionais da Europa. A Instituição possui 3 campus e 8 faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e de Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física). A Universidade oferece 313 cursos e tem 23.386 estudantes regularmente matriculados.

Conheça a história da Universidade de Coimbra nesta página. 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: