Universidades de todo país deverão preencher o Censo a partir de Fevereiro de 2016

06/01/2016 - 16h44 - Por Karoline Figueiredo

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou por meio da Portaria nº 563  no Diário Oficial da União o cronograma do Censo da Educação Superior na qual as Universidades Federais de todo Brasil deverão preencher entre os dias 1 de fevereiro1 de abril de 2016.

Apenas as Universidades Federais deverão preencher o Censo até 1 de abril, as demais Universidades Públicas e Privadas terão o prazo até 22 de abril de 2016 para o preenchimento. O procedimento é realizado por meio de questionários e importações de dados do Sistema e-MEC online.

Após o preenchimento dos dados o INEP analisa a veracidade das informações coletadas e o sistema do Censo é novamente aberto para conferência e validação dos dados. As Universidades Federais poderão proceder a conferência e validação dos dados entre 18 de abril e 13 de maio de 2016. As outras Universidades poderão realizar entre 16 de maio e 10 de junho de 2016.

Depois de finalizado o Censo, os dados serão divulgados e a Sinopse de Estatística será publicada. Após esse período não é mais permitido alterações de informações.

O Censo da Educação Superior possui o objetivo de colher informações detalhadas sobre as Instituições como os cursos oferecidos, as vagas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes, assim como os docentes, organização acadêmica e administrativa, entre outros. Além de informar a comunidade acadêmica e sociedade sobre as Instituições, o propósito também é melhorar a qualidade de ensino no país a partir desses dados levantados.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: