V Concurso de Fotografia sobre a Lei Maria da Penha divulga vencedores

08/03/2017 - 10h49 - Por Karoline Figueiredo

O resultado do V Concurso de Fotografia já está disponível no site do concurso  com os nomes e os trabalhos dos vencedores. O concurso é promovido anualmente pela Procuradoria da Mulher e Coordenadoria dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e com o Banco Mundial.

A edição deste ano foi voltada para a Lei Maria da Penha com o tema: "O empoderamento da mulher e a superação da violência". O objetivo é homenagear o aniversário de 10 anos da Lei 11.340/06 criada para combater à violência contra mulher no país. O concurso foi dividido em duas categorias: Fotógrafos adultos (profissionais ou não), a partir de 18 anos; Fotógrafos Jovens com idade entre 14 e 17 anos.

A disputa busca estimular o senso artístico e crítico dos jovens e adultos, e através da expressão fotográfica, representar a força da Lei Maria da Penha por uma sociedade mais justa.

Na primeira etapa foram selecionados os 40 melhores trabalhos dos quais foram publicados no site do concurso dia 20 de dezembro. Na segunda e última etapa, a classificação das fotos foi definida pelo público, ou seja, por maior número de "curtidas" no Facebook do concurso. Neste caso, o autor da obra por meio de recursos próprios, poderia pedir incentivo e apoio.

Os vencedores do concurso participarão da cerimônia de premiação que será realizada no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, hoje (8) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os contemplados receberão troféus ou certificados de menção honrosa e terão suas fotografias publicadas em livro (português e espanhol) que será distribuído em 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil, além de organismos internacionais.

Os trabalhos serão expostos nos meios de comunicação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Banco Mundial entre outros. As imagens selecionadas já estão disponíveis para visitação na exposição da Câmara "Empoderamento e Conscientização" até o dia 29 de março.

Os três primeiros colocados foram: Jackson Samuel da Rosa Cardoso (1º lugar); Micael Luz Amaral (2º lugar) e Marcelo de Lima da Silva (3º). Acesse o site para conferir as fotografias selecionadas e os demais classificados que receberão Menção Honrosa.

 

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: