Obesidade

Por Cristiane Zoller
Categorias: Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Considera-se obesidade o excesso de gordura distribuída no organismo que desenvolve o excesso de peso associado a um perigo para a saúde.

A principal causa que denomina a obesidade é a ingestão excessiva de calorias comparadas às necessidades nutricionais do organismo.

A obesidade pode ser caracterizada de duas formas: quando a gordura está predominada no abdômen é chamada de obesidade andróide, mas comum no sexo masculino e considerada a mais perigosa devido à evidência da sua localização permanecer sobre os órgãos vitais; a obesidade ginecóide é aquela onde a gordura se localiza nas nádegas e coxas, podendo gerar problemas nas pernas e articulações devido a sua localização, mais evidenciada nas mulheres. Tanto a obesidade do tipo andróide quanto do tipo ginecóide podem estar presentes em homens e mulheres.

Foto: Amani A / Shutterstock.com

O cálculo mais utilizado para detectar se a pessoa apresenta obesidade é por meio da fórmula do IMC (Índice de Massa Corporal), onde são avaliados o peso e a altura do indivíduo e sua relação. A fórmula consiste em dividir o peso pela altura (em metros) elevada ao quadrado (IMC=Peso (Kg)/(Altura(m))² e a partir do valor verificado analisar o grau de nutrição do indivíduo. Após a constatação do excesso de peso aconselha-se que seja realizado o acompanhamento com um profissional responsável (médico e nutricionista) para assim reverter o quadro de obesidade.

A redução de peso está associada a reeducação alimentar por meio de um cardápio com valor calórico e os nutrientes adequados para as necessidades de cada pessoa, junto a realização de atividades físicas específicas. Dessa forma é simples perder peso sem precisar deixar de comer aquilo que gosta.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!