Reeducação Alimentar

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Devido aos maus hábitos de alimentação o número de pessoas que acima do peso é cada vez maior. Neste novo cenário, a procura por regimes e dietas da moda ou mesmo remédios milagrosos aumenta gritantemente. A cada semana a tentativa é por uma nova dieta, na maioria das vezes extremamente restritas e rigorosas a apenas alguns tipos ou grupos de alimentos, o que acaba por frustrar e desencorajas as pessoas que lutam contra a balança.

Foto: dotshock / Shutterstock.com

Foto: dotshock / Shutterstock.com

Outro ponto marcante em relação a essas dietas é o chamado “efeito sanfona”, onde por meio de uma dieta restritiva ou inibidores do apetite gera-se um quadro de grande perda de peso em um curto período de tempo, acarretando em sérios problemas para a saúde e no retorno do peso perdido após o final do regime forçado. Além disso, a associação de dietas radicais a remédios inibidores de apetite é ainda mais prejudicial, pois, tornam a pessoa agitada e dependente ao remédio, havendo uma perda irreal de peso, sem a queima de calorias e a reeducação alimentar do organismo.

O que frequentemente ocorre após o uso de remédios inibidores do apetite e de dietas restritivas, sem a orientação médica e nutricional, é o retorno em curto espaço de tempo de todo o peso perdido, além de, muitas vezes, o retorno do peso ser ainda mais acentuado do que antes.

Devido a todos esses problemas aconselha-se fazer uma reeducação alimentar e adotar hábitos alimentares adequados. Adquirir novos hábitos nem sempre é tarefa fácil, pois, cada pessoa possui costumes alimentares herdados da família. Para se perder peso, a primeira atitude a se tomar é alterar alguns costumes, como por exemplo: evitar exageros, procurar consumir um cardápio balanceado, praticar atividades físicas, consumir mais frutas e verduras, ingerir mais líquidos, diminuir a bebida alcoólica, controlar os doces, realizar várias pequenas refeições durante o dia ao invés de uma grande refeição, mastigar bem os alimentos e etc.

É preciso de muita força de vontade para mudar nossos hábitos. Essa mudança, contudo, não deve se transformar em algo ruim, mas com o acompanhamento e orientação de um nutricionista a dieta se torna algo simples e fácil, com resultado saudável e duradouro. Com acompanhamento é fácil cuidar da saúde e perder peso sem passar fome.

Fontes
SALGADO, Jocelem Mastrodi SALGADO, Previna Doenças, Faça do seu alimento o seu medicamento, São Paulo: editora Madras, 2002.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!