Fossa das Marianas

Por Caroline Faria
Categorias: Oceanografia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Fossa das Marianas é o local mais profundo de todos os oceanos. Com uma profundidade aproximada de 11.034 metros é um dos locais menos conhecidos do mundo.

O relevo submarino, ao contrário do que pode parecer é muito acidentado. Os principais componentes deste relevo são: a plataforma continental, uma parte, ou extensão do continente que está sob o mar até o talude; o talude por sua vez, é a depressão entre o continente e o mar; as planícies abissais, grandes planícies submarinas; e as cordilheiras meso-oceânicas, ou dorsais oceânicas, imensas montanhas submersas resultantes do movimento das placas tectônicas. Este mesmo movimento, quando em sentido convergente dá origem a profundas fendas no assoalho oceânico, são as fossas abissais, como a Fossa das Marianas.

A Fossa das Marianas teria se formado há mais ou menos 6 e 9 milhões de anos atrás na região de encontro das placas tectônicas das Filipinas e do Pacífico, próximo a região das Ilhas Marianas.

O primeiro estudo completo do local se deu em 1951, pelo “Challenger II”, um batiscafo (aparelho próprio para exploração de grandes profundidades) da marinha Britânica que registrou sua profundidade.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!