Escoliose Neuromuscular

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Ortopedia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A escoliose não consiste em uma doença, mas sim em uma alteração para alguns dos lados da curvatura natural da coluna vertebral.

Existem diferentes causas de escoliose, sendo a escoliose neuromuscular uma delas. Este tipo de escoliose decorre de problemas como fraqueza muscular ou do controle precário dos músculos, ou também devido à doenças como paralisia cerebral, distrofia muscular, espinha bífida e pólipo.

Neste caso, a coluna vertebral comumente adota uma longa curva em C, uma vez que as crianças possuem troncos fracos e não são capazes de suportar o peso de seus corpos.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem como radiografias da coluna vertebral, ou ressonância magnética, juntamente com um exame neurológico em busca de mudanças na resistência, na sensibilidade e nos reflexos.

O tratamento da escoliose neuromuscular objetiva evitar a progressão desta condição, restaurar ou manter os balanceamentos sagital e coronal e o alinhamento ao sentar. Existe a opção de tratamento não cirúrgico, por meio do uso de coletes ou cadeiras adaptadas aos pacientes. Contudo, a cirúrgica e a única forma de frear a progressão desta deformidade.

Fontes:
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/escoliose
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2659/escoliose_neuromuscular.htm
Foto: http://www.hss.edu/conditions_neuromuscular-scoliosis-overview.asp

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!