Gado Holandês

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Mamíferos, Pecuária
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Pouco se conhece sobre a origem da raça Holandesa. Há afirmações que a domesticação desta raça de gado data de 2000 anos a.C. nas terras planas e pantanosas da Holanda setentrional e da Frisa (Países Baixos) e também, na Frisa Oriental (Alemanha). Não se sabe ao certo quando a raça foi introduzida no Brasil, presume-se que o gado holandês tenha sido trazido ao país nos anos de 1530 a 1535.

Esta raça é criada com a finalidade de exploração leiteira na Holanda. Apresenta três variedades: Frisia, Grominga e a variedade Mosa, Reno e Yessel. São criadas no Brasil a Frísia (preto e branco) e a Mosa, Reno e Yessel (vermelho e branco).

A variedade frísia é, sem dúvida, a mais importante e a preferida dos criadores de diferentes países. Dependendo do país, recebe nomes diferentes; nos Estados Unidos é conhecida como Holstein Frisian , já na Inglaterra recebe o nome de British Holstein. No nosso país, é conhecida como raça Holandesa preto e branco, sendo a de maior produção leiteira e de maior disseminação no Brasil.

Gado Holandês. Foto: Sara Winter / Shutterstock.com

Esta é uma raça onde os animais possuem um porte grande e apresentam as seguintes características raciais:

Fontes:
http://www.gadoholandes.com.br/aracaholandesa.htm
https://web.archive.org/web/20110426022651/http://www.bichoonline.com.br:80/racas/bovino/holandesa.htm
https://web.archive.org/web/20100226005110/http://gadoholandes.com:80/2009/index.php?pagina=gado

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!