Indisciplina na Escola

Por Robison Sá
Categorias: Pedagogia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Introdução

Existe uma grande complexidade envolta no tema que se pretende discutir neste trabalho. Ao mesmo tempo em que temos que lidar com essa realidade crescente, que é a indisciplina, temos que nos atentar para as suas possíveis causas e ver, em alguns momentos, que também somos culpados em expandi-la nos alunos. Certamente, o que acabo de anunciar nestas poucas linhas iniciais abala o leitor, deixa-o com sérias dúvidas sobre a verdadeira intenção que tem este compacto artigo. Mas acreditem. As respostas para a maioria das perguntas encontram-se em nós mesmos, assim como uma boa parcela de culpa pelos problemas ocorridos ao longo das nossas vidas pertence a nós.

São vários os fatores que apontam para uma possível crise nas salas de aula das nossas escolas: professores estressados, alunos descrentes e desacreditados, ensino falido, violência física e psicológica, grande número de reprovação, evasão etc. Esses são fatores interligados entre si, ou seja, o aumento de um ocasiona o aumento do outro. Da mesma forma, ao conseguirmos a redução deste, estaremos também reduzindo aquele.

O simples fato de nos depararmos com estes indicadores já nos causa pânico. Não sabemos ao menos por onde começar. E para piorar, não temos instrução suficiente para conduzir esses casos de forma exitosa, pois falta a tão pregada – e nunca posta em prática – formação continuada. Mas uma formação que contemple estes fatores; que indique as soluções das quais tanto necessitamos. Chega de enxurradas de teorias que não nos leva a lugar algum, muito pelo contrário, nos deixam cada vez mais confusos e sem saber aonde ir.

Indisciplina e Sociedade

Não somente o professor é culpado pelo problema da indisciplina na sala de aula, apesar de ter sua parcela de culpa, mas também outros indivíduos e instituições são responsáveis por essa realidade em evolução constante. A família, a escola, a sociedade, o próprio aluno, todos, pouco ou muito, contribuem para indisciplinarização dos nossos discentes.

Segundo um dos grandes estudiosos brasileiros da indisciplina, o professor Celso dos Santos Vasconcellos, “... a disciplina consciente e interativa é a capacidade de mediar a tensão dialética entre adequação e transformação, tendo em vista atingir intencional e criticamente um objetivo...”. Apesar da afirmação de Vasconcellos não nos trazer conforto, pois explicita ainda mais a complexidade da indisciplina, ela nos aponta um norte. Indisciplina é a negação da disciplina. É a incapacidade de mediar os conflitos dialéticos entre adequação e transformação apontados por Vasconcellos.

Adequar-se a transformação da sociedade, justamente esta na qual vivemos, uma sociedade marcada pela falta de limites, pela decadência de princípios básicos de respeito ao próximo, de solidariedade, de quebra de fronteiras, é uma questão de comodidade. É muito mais fácil se adaptar ao ilimitado do que viver regido por regras, por limites. Aqui mora a dificuldade da questão. Ao mesmo tempo em que o jovem transforma-se com a sociedade das ilimitações, tem que se adaptar às regras impostas, neste caso, pela escola. Aqui nasce o primeiro foco de conflito: da necessidade que a escola tem de limitar os maus hábitos adquiridos em terrenos externos a ela; o fácil (sociedade) de fora se torna o difícil de dentro (escola), portanto, por este motivo, a escola acaba sendo julgada como opressora, retentora da liberdade dos alunos, ultrapassada, limitadora. Ao ocorrer este conflito, a indisciplina se aflora, pois nasce da divergência de valores.

Indisciplina e Família

A instituição família tem um papel primordial na vida educacional dos discentes. É dela que, primeiramente, parte a Educação. E é pelo fracasso dela que há uma sobrecarga para a escola, especialmente para os professores. No momento em que isso acontece, uma transferência de responsabilidades é emitida à escola, que muitas das vezes não consegue resultados satisfatórios e reencaminha o problema para a família. Um verdadeiro jogo de empurra-empurra sem vencedores.

“... Muitas das vezes, a família não Educa, não dá referências básicas e transfere para a escola esta tarefa...”. (Vasconcellos, 2013)

Tudo começa no núcleo familiar. Os valores que precisamos carregar para exercer a cidadania são adquiridos no seio da família. À família é resguardado o dever de transmitir valores tais como: respeito (em seu amplo sentido), ética, humildade, dignidade, deveres etc. A ausência desses valores faz emergir o conflito na escola, criando alunos rebeldes, professores impotentes, educação fracassada. Por isso, a falta de compromisso da família para com a educação dos seus membros, causa o crescimento da indisciplina, dentro e fora da escola.

Indisciplina e Professor

O questionamento dos professores sobre a atual indisciplina dos seus alunos tem um foco muito remoto, algo próximo aos 900 anos atrás, com o chamado Currículo Disciplinar Instrucionista.  Com ele conseguíamos “domar” os alunos; os mantínhamos sobre “rédeas” curtas. Nessa época, mas também além dela, eram evidenciados os castigos físicos e psicológicos contra os discentes. Com o passar do tempo, e com a condenação dessas ações, o professor foi se adaptando às novas realidades e criando meios punitivos para “combater” as questões de indisciplina fracassadamente. As palmatórias, os cintos, as cordas e os cipós foram substituídos pelas avaliações.

Por este motivo, as avaliações carregam através dos séculos o seu caráter punitivo, sendo sempre cercada por um tabu irremovível. Porém, em dias atuais, percebe-se cada vez mais claramente a ineficácia desse método opressor. Os alunos submetidos aos exames com este fim aparentam ainda mais indisciplina e repulsa contra os professores. Sem dúvida este método não resolve, apenas agrava.

O professor pedagogo Celso Vasconcellos, criou o termo Síndrome do Ecaminhamento para designar a transferência de responsabilidade do professor para a coordenação ou direção. Mas isso não é apenas uma questão de responsabilidade, é também um caso de impotência e geração de mais indisciplina. O professor, quando não consegue conter os ânimos na sala de aula, encaminha o aluno à sala da direção ou coordenação demonstrando ao aluno sua impotência, sua fraqueza. Este, por sua vez, repete os atos indisciplinados por entenderem esta fraqueza e, principalmente, por compreenderem que a ida a estas salas não resultarão em sanções graves, a não nos casos de expulsões – procedimento não recomendado pedagogicamente.

“No entanto, o aluno queria sentir a firmeza do professor. E como não sentiu, o que vai acontecer? Muito provavelmente, esse aluno vai, de novo, ter um outro ato indisciplinar para sentir essa segurança. Se de novo o professor o encaminhar, entra-se num ciclo vicioso...” (Vasconcellos, 2013)

Da Síndrome do Encaminhamento nascem outros conflitos, por exemplo, entre professor e coordenador ou diretor. Ao encaminhar o aluno, o professor espera que uma punição rígida lhe seja atribuída. Em muitos casos, o professor já encaminha o aluno com um pedido de suspensão. Porém, não seria essa a intenção do aluno? Portanto, a suspensão não é uma atitude educativa e, por isso, não é a mais recomendada. Se a direção não suspende esse aluno, o professor se sente ofendido, sem importância; enquanto isso o aluno socializa com os colegas a irrelevância do professor, que cai no abismo da insignificância, perdendo toda a autoridade que a função lhe permite.

Se o aluno quer sentir a sua firmeza, mostre firmeza a ele. Aja com disciplina. Se possível, insira doses de humor em suas aulas para descontrair o clima. Não exagere nas doses de disciplinas, pois a ideia dela é mediar o conflito que existe em sala de aula. Converse com os seus colegas de trabalho; pergunte se os casos acontecem também com eles; reflita sobre si mesmo; monte rodas de diálogos com os seus alunos; procure compreender o que de você perturba os alunos e corrija esses atos; seja amigo dos alunos, mas mantenha a postura profissional. Lembre-se! Os conflitos ocorridos em sala de aula deverão ser corrigidos em sala de aula.

Indisciplina e Escola

A escola deve, principalmente, ter um Projeto Político Pedagógico que contemple as questões da indisciplina. Para tanto, a escola deverá convocar as famílias, os alunos, os professores, ou seja, toda comunidade escolar para a elaboração do PPP; deve criar possibilidades de debates com os atores da educação; deve conceber regras juntamente com os envolvidos, pois desta forma facilita o seu cumprimento.

O PPP da escola deverá estar explícito a todos para consulta. Além dele, o currículo escolar deverá contemplar os valores necessários à boa convivência entre professores, alunos, direção, coordenação, família, pessoal de apoio, enfim, ao bom convívio e harmonia entre todos os envolvidos na promoção da educação e inserção do indivíduo na sociedade.

Além disso, sempre que possível, a escola deverá  promover palestras com especialistas, que debaterão o assunto com a propriedade de quem entende mais profundamente do assunto. Outro fator importante é a promoção da formação continuada dos professores, onde eles poderão adquirir conhecimentos seguros para liderarem os conflitos adequadamente e contribuírem para a elevação da pacificidade dentro e fora da sala de aula. Prioridade também é possibilitar, sempre, o diálogo entre todos os envolvidos com a educação.

Indisciplina e Aluno

O aluno é o núcleo do processo educativo. É a partir dele e para ele que toda a educação é pensada. Infelizmente, este aluno tem protagonizado cenas de horror nas escolas, através da manifestação da indisciplina explícita. Boa parte dos alunos da atualidade perdeu o foco dos estudos e mira um norte divergente daquele apontado pela educação; talvez por esperarem algo diferente da escola, talvez pelos ensinamentos da sociedade das ilimitações, talvez pelo fracasso da família, ou ainda pela “inadequação” da escola. O importante frisar é que o aluno está cada vez mais distante das boas questões educacionais, menos comprometido com a própria formação e muito mais agressivo.

O momento é de reflexão, é de pensar que a vida parece ser muito longa, mas quando menos esperamos já  estaremos na velhice sem ao menos perceber que o tempo passou tão depressa. É preciso conscientizar-se das responsabilidades que a vida nos traz. É preciso planos, metas, organização. Um presente desregrado transforma-se num futuro instável. O tão importante aluno do qual nos referimos precisará tomar um “choque” de realidade; ele precisa acordar e perceber que não vive num mundo de ilusões, de superficialidades; terá que perceber a indisciplina como a indicadora de um fracasso futuro, mas não tão distante. Seria um bom caminho para o professor, trilhar o caminho da conscientização do aluno.

"O sucesso da educação depende, também, da mediação de conflitos."
(Robison Sá)

Referência bibliográfica:
VASCONCELLOS, Celso. Disciplina e Indisciplina na Escola. Revista Presença Pedagógica, Belo horizonte, MG. v. 19, n. 112. P. 5-13, set/2013.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!