Teorias e especialistas da educação

Por Emanuelle Oliveira
Categorias: Educação, Pedagogia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Para compreendermos como acontece a aprendizagem é preciso direcionar a ação educativa na direção de conhecimentos teóricos aprofundados. Para isso é necessário haver estudos teóricos que possam direcionar o professor ao conhecimento dos mecanismos de aprendizagem.

Foto: Angela Waye / Shutterstock.com

Foto: Angela Waye / Shutterstock.com

Muitas vezes o professor não é capaz de descrever com exatidão a teoria que o orienta, todavia, as suas ações podem mostrar evidenciar essa teoria. Já que, seu conceito de aprendizagem e seu posicionamento teórico estão presentes na forma como ele traça os objetivos e as técnicas que irá utilizar na sua ação didática.

Os estudos mostram que existem duas grandes linhas da teoria da aprendizagem, a comportamental que entendem a aprendizagem como uma de mudança do comportamento através de estímulos e respostas e a cognitiva que percebem a aprendizagem como algo capaz de modificar conceitos, percepções e padrões de pensamento através de uma organização interior. Temos alguns especialistas que contribuíram para o desenvolvimento da pedagogia e suas teorias:

Referências Bibliográficas:
COLL, C, PALACIOS, J, MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e educação. v. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!