Paramédico

Por Marina Martinez
Categorias: Medicina, Profissões
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os Paramédicos são profissionais da área de socorro pré-hospitalar, ou seja, fazem parte de uma categoria profissional que lhes permite a aplicação de técnicas médicas geralmente em um ambiente extra-hospitalar. A categoria paramédica é formada por socorristas e técnicos de emergência médica de diversos níveis.

Para a cultura da América Latina e na língua portuguesa, o termo Paramédico significa um profissional da área da saúde que auxilia os serviços médicos, no entanto não pertence ao corpo médico. Portanto, técnicos em emergências médicas, enfermeiros, técnicos e fisioterapeutas, são paramédicos. Em outros países, a nomenclatura utilizada é Paramédico, e no Brasil também são conhecidos como SGT TEM (Sargento Técnico em Emergências Médicas).

Se o objetivo é se tornar um profissional desta área, deve-se cursar uma faculdade de Medicina ou de Enfermagem. Durante o ano letivo, o futuro Paramédico irá aprender a reconhecer os riscos de paradas respiratórias, bem como tratamentos para as principais emergências cardiovasculares, além de aprimorar o uso de desfibriladores e técnicas de remoção das vítimas.

O campo e trabalho é vasto, porém durante os estudos é necessário ter de 110 a 1.000 horas de aulas teóricas, além de treinamento clínico e examinações. Após o término do período de provas e avaliações é possível trabalhar desde integrado a equipes do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), ou em serviços de atendimento emergencial das principais rodovias, em empresas privadas de remoção de pacientes, em prontos-socorros de hospitais ou também nas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros. Mesmo em qualquer área, os Paramédicos estão sob supervisão médica em qualquer circunstância. A distância, são supervisionados via rádio, por exemplo nos caso de acidentes nas ruas.

A rotina varia conforme a área de atuação e também a formação do profissional. No caso do trabalho em plantão médico, varia de 12 a 24 horas diárias, para os enfermeiros, a carga horária diminui para 12 horas com folga de 36 horas. Atualmente o mercado está em expansão pois o número de formados ainda é deficitário. A remuneração está na faixa de R$ 2,5 mil reais.

Para muitos, o objetivo de escolher por esta área da saúde é a sensação de ajudar uma pessoa em momentos que mais necessitam. Para outros, a profissão exige muita estabilidade e controle emocional, pois o Paramédico terá de conviver com a morte constantemente.

Existe uma legislação instaurada pelo Ministério da Saúde que trata sobre padrões mínimos de treinamento de capacitação e não de formação, ainda não existe uma norma técnica para o currículo dos profissionais dedicados as emergências médicas. Portanto o cenário brasileiro atual se dá pela ausência de profissionais, o que abre vagas e oportunidades para outros profissionais da saúde e de segurança. Isso se dá, pois o Brasil ainda passa por uma fase de aprendizado e desenvolvimento da área.

Referências Bibliográficas: https://web.archive.org/web/20090516110403/http://mundoestranho.abril.com.br:80/cotidiano/pergunta_287187.shtml
http://www.cdof.com.br/consult117.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Paramédico

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!