Água e Limpeza da Vidraria Laboratorial

Por André Luis Silva da Silva

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Categorias: Química
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Água para uso em laboratório

É evidente que no procedimento de uma análise química a água deve ser purificada de alguma forma, tanto para a última lavagem da vidraria a ser utilizada como na preparação das soluções e diluições necessárias. Dessa forma, a água deverá estar sob condições determinadas experimentalmente.

Os padrões atuais para a água ser utilizada em laboratório estabelecido pelo British Standard, são da ordem de 5 mg/L para resíduo não volátil, 2 mg/L para resíduo após a ignição, 5,0 a 7,0 pH e 10 meg/ohm.cm para condutividade.

Em um laboratório de química analítica são utilizadas principalmente os seguintes tipos de água:

Limpeza do material

A limpeza da vidraria laboratorial deve ser feita de modo a conservar-se as propriedades desse material, não alterando propriedades físicas determinantes de sua boa utilização. Esta deve seguir algumas determinações.

OBS: A Solução sulfocrômica consiste em 10% de dicromato de potássio em ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado. É fortemente oxidante, corrosiva e desidratante; deve-se, portanto, manipulá-la com grande cuidado. Deve ser posta fora de uso quando atingir a coloração esverdeada.

Referências:
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!