Determinação Experimental do Coeficiente de Solubilidade

Por André Luis Silva da Silva

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Categorias: Química
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Também chamado de “coeficiente grau de solubilidade”, o coeficiente de solubilidade (CS) representa a quantidade necessária de uma substância para saturar uma quantidade padrão de um determinado solvente, em certas condições de temperatura e pressão. Ou seja, caso venhamos a nos referir à água como solvente, pode ser definido como a quantidade máxima de determinado soluto que poderá ser solubilizada em 100g de água em temperatura e pressão ambientes.

Laboratorialmente, o CS pode ser muito bem utilizado para fins didáticos e de pesquisa, pois não exige maiores instrumentações. O procedimento experimental descrito abaixo permite a visualização de como a temperatura influencia no CS de uma substância.

a) SOB REFRIGERAÇÃO:

b) SOB AQUECIMENTO:

A partir desse experimento poderá então ser observado que o sistema sob refrigeração apresentará um precipitado, mesmo contendo a metade da massa do sistema (1,2g) ao deixado sob aquecimento (2,4g), que não mostrará nenhum corpo de fundo.

Referências:
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
LUFTI, Mansur; Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico, Ed. UNIJUI, Ijuí/RS – 1992.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!