Exercícios - Ligações Químicas

Questões de vestibulares e do Enem sobre os diversos tipos de ligações químicas.
Ler artigo Ligações Químicas.

Exercício 1: (UDESC 2017/2)

A natureza das ligações químicas interatômicas, responsáveis pela união entre átomos, se reflete em diferentes propriedades físico-químicas, apresentadas pelos respectivos compostos formados.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a relação entre cada tipo de ligação química e as suas respectivas propriedades físico-químicas.


Exercício 2: (UDESC 2017/1)

Considerando as moléculas de CO e CO2 e sabendo que os comprimentos de ligação C-O em uma dessas moléculas é 121 pm (onde pm = 10-12 m) e na outra 143 pm, assinale a alternativa correta.


Exercício 3: (FUVEST 2016)

A estrutura do DNA é formada por duas cadeias contendo açúcares e fosfatos, as quais se ligam por meio das chamadas bases nitrogenadas, formando a dupla hélice. As bases timina, adenina, citosina e guanina, que formam o DNA, interagem por ligações de hidrogênio, duas a duas em uma ordem determinada. Assim, a timina, de uma das cadeias, interage com a adenina, presente na outra cadeia, e a citosina, de uma cadeia, interage com a guanina da outra cadeia.

Considere as seguintes bases nitrogenadas:

As interações por ligação de hidrogênio entre adenina e timina e entre guanina e citosina, que existem no DNA, estão representadas corretamente em:


Exercício 4: (Unespar 2016)

Uma aula a respeito de ligações químicas, o professor mencionou casos especiais, e um destes casos eram as ligações constituídas pelos elementos da família 16 da Tabela Periódica. Esse professor afirmou que o ângulo da ligação vai diminuindo de valor nas moléculas H2O, H2S, H2Se, H2Te, nesta sequência, porque: