Cólica Menstrual

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A dismenorreia ou disminorreia, mais conhecida como cólica menstrual, é uma dor que acomete a região pélvica que ocorre antes ou durante o período menstrual, atingindo aproximadamente 50% das mulheres em idade fértil.

Pode ter etiologia primária (ou essencial) ou secundária:

Existem fatores que agravam o quadro de dismenorréia, como:

O sintoma que predomina é a cólica. Costuma aparecer na véspera ou algumas horas antes da menstruação e aumentar de intensidade nos dia seguinte. Pode localizar-se na parte inferior do abdômen ou ser difusa, lembrando movimentos intestinais. Quando a dor está localizada na região de baixo ventre, costuma difundir-se para a raiz das coxas e região lombar, podendo ser confundida com dores na coluna. Muitas vezes a dor pode vir acompanhada de outras queixas, como cefaléia (que pode ser persistente e do tipo enxaqueca), náuseas, vômitos, diarréia, irritabilidade, depressão, fadiga e dificuldade de convívio social.

O diagnóstico é clínico, com base no histórico, exame físico e ginecológico. Certas vezes, necessita de exames complementares para exclusão de outras causas desses sintomas.

O tratamento é feito baseado na etiologia. A primária pode ser abordada de acordo com o desejo ou não das pacientes a contracepção. Nesse caso, a primeira escolha é a utilização de anticoncepcional oral, que tem uma eficácia de até 90%. Os antiinflamatórios não-esteróides (AINES) são as drogas de segunda escolha, pois sua utilização é limitada devido aos efeitos colaterais, sensibilidade à droga ou contra-indicações. A dismenorreia secundária pode ser tratada com foco no fator desencadeante, com abordagem cirúrgica ou clínica de acordo com o caso.

Fontes:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?135
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dismenorreia
https://web.archive.org/web/20120716104223/http://www.febrasgo.org.br/arquivos/diretrizes/041.pdf
https://web.archive.org/web/20110525213550/http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/3654/dismenorreia
http://www.copacabanarunners.net/colica-menstrual.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!