Disfunção do assoalho pélvico

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A disfunção do assoalho pélvico consiste em uma ampla gama de problemas que surgem quando a musculatura do assoalho pélvico não funciona adequadamente.

Os músculos desta região devem apoiar os vários órgãos localizados na cavidade pélvica, como bexiga, próstata, reto e órgãos reprodutivos femininos. Além disso, também estão relacionados com o funcionamento dos esfíncteres urinários e anal. Deste modo, alterações na musculatura pélvica podem resultar em disfunções urinária e intestinal.

A disfunção do assoalho pélvico tem origem em uma lesão dos nervos dos músculos da pélvis, sendo que a mesma pode ser causada por certos fatores como: obesidade, cirurgia, gestação, parto e menopausa. Alguns indivíduos aparentemente são mais propensos a desenvolver esta disfunção em decorrência de fatores hereditários ou do seu tipo de colágeno.

As manifestações clínicas que podem aparecer quando há disfunção do assoalho pélvico envolvem:

O diagnóstico desta condição é complicado, uma vez que não existe um exame específico para diagnosticar tal condição. Contudo, este deve ser feito com base em uma análise minuciosa do histórico e quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com um exame físico.

O tratamento pode ser feito de diferentes formas:

Fontes:
http://www.pestalozzi.org.br/aspx/artigos_zoom.aspx?id=427
http://www.fascrs.org/patients/conditions/pelvic_floor_dysfunction/
http://en.wikipedia.org/wiki/Pelvic_floor_dysfunction
http://www.ichelp.org/page.aspx?pid=361
http://ibs.about.com/od/causesofibs/a/What-Is-Pelvic-Floor-Dysfunction.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!