Drogadição

Por Felipe Araújo
Categorias: Drogas, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Com origem no latim (addictu), o termo drogadição foi criado para definir todo e qualquer vício bioquímico de seres humanos em relação à alguma droga. Além disso, o termo é utilizado para se referir às causas do vício químico no que se refere à inclusão e exclusão do indivíduo na sociedade, fatores econômicos, políticos, genéticos e biofarmacológicos .

Segundo a definição encontrada no Dicionário Aurélio, o termo significa “afeiçoado, dedicado, apegado. Adjunto, adstrito, dependente. Em medicina é quem não consegue abandonar um hábito nocivo, mormente de álcool e drogas, por motivos fisiológicos ou psicológicos”.

Existem diversas formas de drogadição, uma delas é dependência psicológica, na qual o indivíduo tem a necessidade da utilização do entorpecente para uma sensação de bem estar ou alívio de tensões cotidianas. Geralmente é caracterizada pela busca repetitiva dos efeitos do início da utilização e manifesta-se no cérebro produzindo efeitos como redução dos sintomas de ansiedade, sensação de euforia, mudança agradável de humor, percepção dos sentidos alterada e sensação de aumento da capacidade física e mental.

Outra forma de drogadição é a dependência física, na qual o corpo adapta-se à certa substância. Assim, se a utilização da droga é interrompida, a pessoa passa por distúrbios físicos e entra em um estado chamado craving, que significa ânsia. Fatores como carga genética, constituição física da pessoa e formas de uso são variáveis que podem influenciar no tempo de uso da droga, o que também evidencia um aspecto da dependência física.

O organismo passa a se adaptar à droga quando utilizada com bastante frequência e em quantidades elevadas. Esta adaptação ocorre por meio da homeostase, na qual o corpo cria mecanismos de defesa contra o entorpecente. Quando a ingestão do entorpecente é interrompida, o indivíduo entra em crise de abstinência.

Além da drogadição física e psicológica, há a toxicomania, definida pela utilização em excesso e por repetidas vezes de certo tipo de droga (pode ser mais de uma) sem justificação terapêutica. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a toxicomania caracteriza-se pelos seguintes fatores: compulsão de consumir o produto, tendência de aumentar as doses, dependência psicológica e/ou física,  surgimento de consequências sobre aspectos emotivos, sociais, econômicos relacionados indivíduo.

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Drogadição
http://portalsaude.saude.gov.br/
http://www.cabuloso.xpg.com.br/portal/news/view/drogadicao-historia-efeitos-e-tratamentos
AURELIO, O mini dicionário da língua portuguesa. 4a edição revista e ampliada do mini dicionário Aurélio. 7a impressão – Rio de Janeiro

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!