Excesso de vídeo games pode comprometer visão, mãos e pescoço

Por Ministério da Saúde
Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dedicar longas horas diante da TV para jogar vídeo game pode contribuir para a obesidade e para uma série de doenças causadas pela má postura e o esforço repetitivo.

Foto: Razmarinka / Shutterstock.com

Foto: Razmarinka / Shutterstock.com

A empolgação em fazer um gol, derrotar um inimigo ou simplesmente fazer maratonas para “zerar” um jogo tem seu preço. Poucos jogadores atendem à recomendação de apertar o “pause” por pelo menos 15 minutos a cada hora e acabam nem vendo o tempo passar. No dia seguinte, é comum o quadro de dor nos dedos da mão, nos ombros e no pescoço.

Muitos desses problemas são causados pela má postura. Quem não gosta de ficar jogado no sofá com joystick na mão? Quem prefere brincar no computador e ficar com o teclado no colo também pode ser prejudicado, pois o corpo fica ainda mais torto.

A visão também pode ser prejudicada, porque a tensão e a concentração com o que acontece na tela faz com que o jogador pisque menos, deixando os olhos ressecados.

Os reflexos também são vistos na vida escolar. Um recente estudo britânico revelou que crianças que exageram no tempo dedicado ao videogame tendem a sofrer na sala de aula com a falta de concentração, sonolência, irritabilidade e dificuldades de interagir com os colegas.

Médicos recomendam definir um limite de 30 minutos e interromper o jogo a qualquer manifestação de dor. O tempo que seria gasto em mais batalhas pode ser substituído com atividades físicas do mundo real. Para conquistar uma vida saudável, crianças e adolescentes precisam praticar pelo menos uma hora de atividade física de intensidade moderada todos os dias.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!