Medicina Preventiva

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A medicina preventiva é uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.

Esta especialidade médica tem ganhado maior evidência na saúde pública a partir da década de 1980 e cada dia tem se tornado mais popular entre os planos de saúde.

O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.

O ponto de partida para os profissionais da saúde ligados ao serviço público são os dados epidemiológicos, visando intervir nas moléstias ou agravos mais comumente observados, bem como a sua severidade levando em consideração a tecnologia disponível até o momento e menor custo possível. Tipicamente, os profissionais da saúde do setor privado que trabalham com a medicina preventiva realizam a identificação precoce de moléstias por meio de exames genéticos ou preventivos, possibilitando minimizar os danos, bem como a prática médica conhecida como medicina da família independentes dos programas de intervenção política e social.

As estratégias da medicina preventiva são divididas em níveis, que são:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_preventiva_e_social
http://www.planosdesaudesenior.com.br/blog/a-medicina-preventiva/
http://en.wikipedia.org/wiki/Preventive_medicine

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!