Metrorragia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A metrorragia, também conhecida como hemorragia uterina, ou ainda uterorragia, é o termo utilizado para nomear a ocorrência de sangramentos uterinos acíclicos, ou seja, que ocorrem fora do período menstrual. Caso o sangramento ultrapasse 14 dias, passa a ser chamado de menometrorragia.

Esta condição costuma afetar mulheres acima dos 40 anos de idade e dentre as diversas causas da mesma estão:

Nos casos metrorragia, é importante procurar um ginecologista para fazer a investigação da causa da hemorragia uterina, que é feita por meio de exames ginecológicos, ultrassonografia pélvica, e exames laboratoriais para, por conseguinte, programar o tratamento adequado.

O tratamento depende da causa do problema. Podem ser prescritos antibióticos no caso de infecções, medicamentos à base de hormônios para fazer uma regulação hormonal e remoção do DIU, quando este for a causa do sangramento. Além disso, existe uma técnica nova, chamada de ablação de endométrio por histeroscopia, que é capaz de diminuir o sangramento uterino anormal, sem a necessidade de remoção do útero. Contudo, em certos casos, como neoplasias, pode ser necessário realizar a histerectomia (ressecção cirúrgica do útero).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrorragia
http://www.histeroscopiacriciuma.com/2011/10/metrorragia-menorragia.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!