Placenta Acreta

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A placenta acreta, condição também conhecida como acretinismo placentário, é definida como a implantação profunda da placenta na parede uterina, ultrapassando o limite normal da fixação.

Tipicamente, a placenta se solta facialmente da parede uterina durante o parto. Todavia, mulheres com acretinismo placentário apresentam um grande risco de hemorragia durante a remoção da placenta, podendo, em certos casos, levar à histercetomia.

Estima-se que esta condição acometa 1 em cada 2500 gestantes. Geralmente não é observada antes do nascimento, por ser de difícil diagnóstico nesse período.

Existem algumas variantes, que são classificadas de acordo com a profundidade da implantação placentária. São elas:

Causa desta condição ainda é desconhecida. Contudo, sabe-se que pode estar ligada à placenta prévia e a anterior ocorrência de cesáreas. Além disso, idade materna avançada e uso de drogas ilícitas e tabaco pode predispor à ocorrência de acretinismo placentrário.

Os principais riscos de placenta acreta incluem:

O diagnóstico é difícil e fica na dependência do local de inserção na placenta, da profundidade de penetração no miométrio e do número de cotilédones envolvidos. Pode ser alcançado por meio de imagem ultrassonográfica, ressonância magnética, ultrassonografia com Doppler colorido e power Doppler.

Nada pode ser feito para evitar a placenta acreta e, após ser descoberta, não há muito a se fazer. Após o diagnóstico desta condição, o médico deve monitorar a gestação, com o intuito de agendar uma cesárea, visando poupar o útero e, no pior dos casos, histerectomia será necessária.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Placenta_acreta
http://www.fetalmed.net/item/placenta-acreta.htmlhttp://www.febrasgo.org.br/arquivos/femina/Femina2010/fevereiro/Femina_v38n3/Femina-v38n3_p147-53.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!