Síndrome alcoólico fetal

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde, Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Síndrome alcoólico fetal (SAF) é o termo utilizado para definir um conjunto de danos causados ao feto pela mãe durante o período gestacional em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas durante esse período.

O álcool apresenta a capacidade de transpor a barreira placentária e pode interferir no crescimento e peso fetal, causar dimorfismo facial, danos neuronais e nas estruturas cerebrais, podendo resultar em problemas psicológicos ou comportamentais. Deste modo, o consumo de álcool representa perigo ao feto em qualquer ponto da gestação, uma vez que o desenvolvimento do cérebro é continuo durante todo esse período.

O principal efeito da SAF são os danos irreversíveis ao Sistema Nervoso Central (SNC), podendo gerar deficiências funcionais e cognitivas primárias, como problemas de memória, déficit de atenção, comportamento impulsivo e problemas de raciocínio, bem como deficiência secundária, como predisposição para problemas de saúde mental e para dependência química.

Com relação aos danos ao crescimento, observa-se altura e peso abaixo da média. Já falando das características faciais, as principais observadas são:

Em aproximadamente 39% a 50% dos casos, observa-se anomalias cardíacas, sendo os defeitos mais comuns os do septo atrial e do septo ventricular. Alterações esqueléticas também podem ser observadas na SAF, incluindo a sinostose radioulnar, as anomalias de falanges, as malformações vertebrais, a escoliose, a hipoplasia das unhas dos artelhos, dentre outras.

O diagnóstico é feito com base nos achados clínicos, como:

Não existe cura para esta síndrome, uma vez que a lesão ocorrida no SNC é permanente. Contudo, existe tratamento sintomático, que envolve, por exemplo, o uso de fármacos e a realização de intervenções comportamentais.

A prevenção da SAF é feita por meio da suspensão completa da ingestão de bebidas alcoólicas pela mulher durante o período gestacional.

Fontes:
http://www.pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/184.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Fetal_alcohol_syndrome
http://kidshealth.org/parent/medical/brain/fas.html
http://nofas.org/main/what_is_FAS.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!