Unha encravada

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Dermatologia, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A popularmente conhecida unha encravada, de nome científico onicocriptose, surge quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente. Esse processo ocorre porque a pele cria uma barreira, dificultando o crescimento da unha, e como esta, por sua vez, continua crescendo, ela acaba por perfurar a pele, resultando em inflamação e dor.

Apesar de poder acometer as mãos, comumente, esta condição ocorre nos pés, devido a cortes incorretos das unhas ou uso de sapatos apertados, sendo o dedo mais afetado é o hálux, conhecido domo dedão do pé. Pode afetar também crianças recém-nascidas, em consequência do uso de macacões fechados, caso estes não fiquem bem folgados.

As manifestações clínicas iniciam-se com dor local, que aumenta de intensidade gradativamente, podendo tornar-se insuportável. Há inflamação (dor, rubor, calor e edema) da pele adjacente à unha afetada, podendo também ocorrer liberação de secreção purulenta e um granuloma piogênico, conhecido como carne esponjosa.

A melhor maneira de prevenir a unha encravada é cortando as unhas corretamente. Devem ser cortadas retas, nunca removendo os cantos, deixando sempre as pontas livres. Recomenda-se também evitar o uso de calçados fechados.

O tratamento varia de acordo com a gravidade de cada caso, indo desde simples medidas, como o afastamento da pele inflamada com um pedaço de algodão, até tratamentos cirúrgicos para retirada do tecido inflamado ou erradicar a matriz da unha no local onde ela encrava. Não é aconselhada a extração da unha, pois quando esta volta a crescer, pode encravar novamente. Nos casos mais graves, onde há infecção secundária, pode ser necessário o uso local ou oral de antibióticos. Quando o granuloma piogênico está presente, deve ser cauterizado. O médico dermatologista é quem deve indicar qual o melhor tratamento.

Fontes:
http://www.copacabanarunners.net/unha-encravada.html
https://web.archive.org/web/20110724010031/http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3311&ReturnCatID=1797
http://www.podologiabr.com/detalhes.asp?cod=54
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unha_encravada
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/unhaencravada.shtml

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!