Xerostomia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A xerostomia, popularmente conhecida como boca seca, trata-se de um sintoma ligado à falta de saliva na cavidade oral em decorrência da diminuição ou interrupção da função das glândulas salivares.

Esta condição pode surgir por diversos motivos, como:

Esta disfunção pode ocasionar dificuldade para deglutir e falar, além de halitose e exacerbado aumento de cáries dentárias, uma vez que o efeito protetor da saliva está ausente ou drasticamente reduzido, deixando também a mucosa bucal mais vulnerável a infecções. Também podem ocorrer alterações na língua, como atrofia das papilas, rachaduras, sensibilidade e queimação.

Quando esta condição é crônica, o paciente fica predisposto a apresentar cárie dental aguda, problemas periodontais com posterior perda dos dentes. Em decorrência da secura da boca, o paciente sente incomodo para utilizar próteses dentárias e aparelhos protéticos.

Durante o diagnóstico do fator desencadeante da xerostomia, é importante identificar se tem causa é salivar ou não-salivar. Deve-se fazer a distinção entre a boca seca relacionada à hipofunção secretora ou não para a implementação do tratamento adequado.

Pacientes com xerostomia, além do tratamento adequado, podem adotar algumas medidas, como aumento da ingestão de água, goma de mascar sem açúcar e evitar o uso de tabaco e álcool. Realizar uma boa higiene bucal e check-ups regulares auxilia na manutenção de uma boca saudável.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xerostomia
http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2005-18/6/459-466.pdf
http://www.uic.edu/classes/peri/peri343/xerost/xerost1.htm
http://sante.canoe.com/condition_info_details.asp?disease_id=46
http://www.nidcr.nih.gov/oralhealth/topics/drymouth/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!