Síndrome de Pusher

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Síndromes
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A síndrome de Pusher trata-se de uma alteração no controle postural de portadores de hemiparesia depois de um acidente vascular cerebral (AVC).

Foi primeiramente descrita por Davies, em 1996, em pacientes portadores de hemiparesia esquerda relacionada à heminegligência visuoespacial e anosgnosia decorrente de um AVC.

Ainda gera muita controvérsia a relação aos casos em que a alteração do controle postural se apresenta clinicamente como síndrome de Pusher.

Indivíduos com esta síndrome apresentam dificuldade em manter o equilíbrio postural e controle do tronco quando parados e em movimento, bem como dificuldade em manter o alinhamento corpóreo. Ao invés de tentarem sustentar seus hemicorpos paréticos, encaminham-se em direção ao lado parético utilizando o lado do corpo não afetado. Em situações de estática, direcionam o seu corpo para a lateral. Quando tentam naturalmente corrigir sua posição, sentem insegurança e medo de cair.

Além de estar ligada a alterações visuoespaciais e lesões de hemisfério direito, esta síndrome pode estar relacionada a lesões de hemisfério esquerdo e em indivíduos sem outras alterações percepto cognitivas.

O diagnóstico é feito com base no histórico e exame clínico do paciente. Exames de imagem como tomografia computadorizada podem ser úteis, evidenciando lesões em algum dos lobos parietais.

O tratamento da síndrome de Pusher ainda gera muita discussão. É possível que a melhor forma de tratar estes pacientes é induzir a percepção da posição errada na qual seu corpo se encontra, apontando a diferença entre o efeito do movimento utilizando um referencial vertical que ele percebe (errada), e o efeito do movimento utilizando a referência fornecida pelo indivíduo que o está tratando (certa). Os exercícios devem ser individualizados e a estratégia terapêutica mais adequada para o paciente com este transtorno deve ser escolhida baseada na percepção de verticalidade individual, e o mais precocemente possível.

Fontes:
http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2011/RN1904/editorial%2019%2004/editorial%20taiza.pdfhttp://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=144http://www.fisioterapia-domiciliar.com/fisioterapia-neurologica/sindrome-de-pusher/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!