Epidídimo

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Sistema Reprodutor
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O epidídimo consiste em um delgado ducto, com aproximadamente 4 a 6 m de comprimento, altamente contorcido, dobrado em um espaço de somente 7 cm de comprimento, responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozoides produzidos nos testículos.

Situa-se posteriormente ao testículo, no interior do saco escrotal. Quando os gametas masculinos saem da rede testicular, através de 10 a 20 túbulos curtos, conhecidos como ductos deferentes, estes acabam fundindo-se com o epidídimo.

Esta estrutura pode ser dividida em três partes: cabeça, corpo e cauda. A cabeça (caput) é composta pela junção dos ductos deferentes, torna-se intensamente espiralada e se continua com o corpo (corpus), igualmente muito espiralado. A porção distal da cauda, local onde fica armazenado espermatozoide por um breve período de tempo, perde as convoluções e se continua com o ducto deferente.

Histologicamente é possível observar que esta estrutura é revestida por um epitélio pseudoestratificado, composto por dois tipos distintos de células:

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Epid%C3%ADdimo
Tratado de Histologia em Cores – Leslie P. Gartner e James L. Hiatt, 2° Ed.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!