Exercícios - Marxismo

Lista de questões de vestibulares e concursos sobre o Marxismo.
Ler artigo Marxismo.

Exercício 1: (UFPB 2009)

(Adaptado) Leia o texto abaixo:

[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.

As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.


Exercício 2: (Unespar 2015)

“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de maneiras diferentes; a questão, porém, é transformá-lo”. Esta a décima primeira das Teses sobre Feuerbach, escrita por Karl Marx em 1845 e conhecida em todo o mundo. O filósofo dedicou sua vida a fazer uma crítica profunda do sistema de pensamento da filosofia, acusando-a de não perceber que o pensamento decorre das necessidades materiais do homem e que não pode ser entendido separadamente destas. Dentro desta perspectiva, cunhou vários conceitos que são essenciais para a compreensão do sistema de produção que vivemos hoje, o capitalismo. São conceitos de Karl Marx: