Baço

Por Fabiana Santos Gonçalves
O baço é um órgão que possui função linfóide e está associado com a circulação sanguínea. Atua na produção de células vermelhas do sangue, num processo chamado hematopoiese, e na destruição destas hemácias, quando elas atingem uma vida média de 120 dias. Este processo de destruição é chamado de hemocarotese. O baço possui função de defesa, fagocitando os microorganismos que penetram na corrente sanguínea. O baço é produtor de anticorpos, respondendo prontamente aos antígenos trazidos pelo sangue. Está situado na atrás do estômago, abaixo do diafragma.

Anatomia

O baço humano possui uma forma oval, pesando cerca de 150 gramas. Possui consistência esponjosa, com uma cápsula de tecido conjuntivo denso, dividindo o parênquima em compartimentos incompletos. Apresenta algumas fibras musculares, e a contração delas provoca a expulsão do sangue acumulado.

O baço possui duas polpas, que são constituídas por tecido mole. Polpa branca faz parte do sistema de defesa, composta por nódulos linfáticos. Entre os nódulos há polpa vermelha, que é constituída pelo tecido sanguíneo (glóbulos vermelhos e brancos).

Polpa branca

A polpa branca é formada por tecido linfóide e é onde os linfócitos são produzidos e armazenados.

Polpa vermelha

A polpa vermelha é responsável pela destruição de hemácias idosas defeituosas, armazena células de defesa, liberando-as na circulação quando necessário. Os macrófagos fagocitam os microorganismos da circulação. Os glóbulos vermelhos conferem cor característica. A polpa vermelha pode armazenar até 200 mL de sangue contido nos seios venosos, o que pode compensar a perda de sangue em uma hemorragia.

Funções

Produção de linfócitos e granulócitos. Durante o período fetal são produzidas hemácias.

Destruição de glóbulos vermelhos com vida média de 120 dias
Atua no sistema de defesa, pois possui linfócitos T e B
Armazena sangue na estrutura esponjosa da polpa vermelha.

Remoção no baço

Apesar de ser um órgão extremamente importante, o baço pode ser removido sem grandes prejuízos ao organismo, pois outros órgãos podem assumir suas atividades.