Epiglote

Por Thais Nogueira
A epiglote é uma saliência amarelada cartilaginosa, que se encontra no início da laringe. Ela se parece com uma espécie de lâmina que se encontra na parte traseira da língua, que serve para fechar a ligação da faringe com a glote, evitando assim que o sistema respiratório se ligue ao sistema digestivo. Ela funciona como uma espécie de válvula da laringe.

epigloteA função da epiglote é evitar que alimentos e bebidas entrem na via respiratória; ela se abre quando engolimos algo, permitindo que os alimentos que ingerimos passem com segurança para o sistema digestório. A falha desta abertura resulta em engasgamento.

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto a epiglote se abaixa, ocasionando o fechamento da laringe, permitindo assim a passagem do alimento para o esôfago; durante a respiração a epiglote se eleva permitindo assim um acesso livre para a laringe permitindo a passagem de ar.

Manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich

Essa função geralmente é automática, como procedimento padrão da deglutição. Existem maneiras de prevenir que ocorra o engasgo acidental, como por exemplo, quando estamos comendo, devemos respirar pelo nariz, e não pela boca. Respirar pela boca durante a alimentação pode fazer com que partículas de alimento entrem na laringe.

Para que ocorra o desengasgo existe uma manobra chamada Heimlich, que desaloja essas partículas alimentares, fazendo com que as vias respiratórias sejam liberadas.

Nem sempre a epiglote fica no local onde deveria ficar: quando dormimos a epiglote pode ir para trás da glote ocasionando a dificuldade de respirar; o local normal que ela teria que ficar seria no topo da laringe.

Existem doenças que podem afetar a epiglote, como por exemplo, a epiglotite, que seria a inflamação da epiglote, causada por uma bactéria, ocasionando obstrução da via respiratória. Alguns sintomas comuns da epiglotite são dor de garganta, rouquidão, frequente febre alta, dificuldade em deglutir e respirar. Em crianças, a dificuldade em deglutir faz com que a criança babe.

Esta doença é mais comum em crianças, mas já existem vacinas contra a bactéria, que geralmente é aplicada quando se tem 2 meses de idade. A infecção geralmente se inicia no trato respiratório, com uma inflamação no nariz ou na garganta e acaba alcançando a epiglote. O tratamento é baseado em antibióticos e pode durar de entre 1 e duas semanas.

Fonte:
http://www.ehow.com.br/funcao-epiglote-sobre_19271/
http://www.klickeducacao.com.br/bcoresp/bcoresp_mostra/0,6674,POR-673-3219,00.html
http://www.tuasaude.com/epiglotite-doenca-subita-e-fatal/
http://www.afh.bio.br/resp/resp1.asp
http://gabrielrbrunoabioifes.wordpress.com/2011/02/12/a-faringe-e-funcao-da-epiglote/
Ilustrações: http://www.fujimais.com/travesseiro e http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/Heimlich+maneuver