Cisne

Por Débora Carvalho Meldau
O cisne é uma ave aquática, pertencente à família Anserinae, que inclui também os gansos. No seu conjunto dão origem ao gênero Cygnus, apresentando como característica marcante, seu longo pescoço.

A história do Patinho Feio, que não era patinho, mas sim filhote de cisne, tem um fundo de verdade. De fato, os filhotes de cisne não se parecem muito com os pais. Têm as penas ásperas e eriçadas, acinzentadas ou pardas, e só com cerca de 1 ano de idade assumem a bela plumagem dos adultos. Há diversas espécies de cisnes, sendo que os do hemisfério norte apresentam plumagem branca, enquanto que os do hemisfério sul apresentam, muitas vezes, plumagem colorida; conforme a espécies possuem também bicos diferentes, alguns de coloração vermelha, outras amarela, alguns com uma excrescência carnuda e negra na base, outros sem. Dentre as espécies conhecidas encontram-se:

  • Cygnus atratus, conhecido como cisne-negro;
  • Cygnus melanocorypha, conhecido como cisne-de-pescoço-preto;
  • Cygnus olor, conhecido como cisne-branco;
  • Cygnus buccinator, conhecido como cisne-trombeteiro;
  • Cygnus columbianus, conhecido como cisne-pequeno;
  • Cygnus bewickii, conhecido como cisne-de-bewick;
  • Cygnus cygnus, conhecido como cisne-bravo, ou cisne-selvagem.

Esses animais formam casais monogâmicos e constroem ninhos nas proximidades de regiões úmidas. Cada casal estabelece para si um território, e o defende energicamente de qualquer invasor.

Quando chega o inverno, bandos de cisnes deslocam-se para regiões de clima mais ameno. Os jovens costumam acompanhar os pais nessas longas migrações. Como são aves pesadas, precisam de impulso para levantar vôo. Uma “pista” longa é fundamental, pois lhes permite uma decolagem tranqüila.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne
Guia Ilustrado – O Mundo dos Animais – Aves I. Editora Nova Cultura, 1990.