Pavão

Graduação em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2014)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Pavão-indiano. Foto: LittleDogKorat / Shutterstock.com

As aves dos gêneros Pavo e Afropavo da família Phasianidae (chamados de faisões), ordem Galiforme são popularmente conhecidos como pavões. Apresentam dimorfismo sexual bem marcado. As fêmeas são predominantemente cinzas, já os machos chamam atenção pela longa e colorida cauda que pode chegar a 2 m de comprimento. Essa estrutura não confere nenhuma vantagem adaptativa ao animal, sendo resultado apenas da seleção sexual. Estudos apontam que fêmeas preferem acasalar com machos que apresentam maior número de ocelos na cauda, o que seria um indicativo da saúde do macho. São onívoros e se alimentam preferencialmente de sementes e insetos. Não voam muito bem e precisam correr longas distâncias para conseguir levantar voo. Atualmente são conhecidas quatro espécies de pavão:

  • Pavão-indiano (Pavo cristatus e Pavo cristatus albino): é a espécie mais conhecida e característica dentre os pavões. Possui distribuição quase generalizada sendo muito comum principalmente no norte da Índia e Sri Lanka. Possui 2,15 m de comprimento, com cerca de 60 cm de cauda. Nidificam de Janeiro a Outubro. O macho corteja a fêmea abrindo a cauda que forma um leque grande e colorido. As fêmeas faz o ninho e colocam de 8 a 10 ovos que serão incubados por aproximadamente um mês. Os machos se reproduzem com várias fêmeas.
  • Pavão-verde (Pavo muticus): Ave rara originária da Indonésia, encontrada também em Miamar, Tailândia, Camboja e Malásia. É onívoro e se alimenta principalmente de sementes, frutas, insetos, répteis e algumas hortaliças. O macho mede cerca de 80 cm de comprimento e a fêmea cerca de 200 cm com a cauda. O macho também possui várias fêmeas (de 2 a 5) durante a fase de reprodução. A fêmea coloca de 3 a 5 ovos, que serão incubados por cerca de 30 dias.
  • Pavão do Congo (Afropavo congensis): Nativo da Bacia do Congo, é uma espécie endêmica desse local, pouco conhecida e estudada.  O macho mede de 64 a 70 cm de comprimento e possui coloração azul com verde e violeta metálico. Tem a pele do pescoço vermelha, pés cinzas, e cauda preta. A fêmea mede de 60 a 63 cm e possui uma coloração castanha com o ventre preto. Também são onívoros, se alimentando principalmente de frutas e insetos.

Bibliografia:
Sumit Dookia, Reenu Kumari Singh, Anoop KR- Ecology and Behaviour of Indian Peafowl (Pavo cristatus) in Keoladeo National Park, Bharatpur, Rajasthan, India- International Journal of Fauna and Biological Studies, 2(4): 97-103, 2015

http://avesipeuna.blogspot.com.br/2011/04/pavao.html
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/pavao.htm
https://www.flickr.com/photos/fundacaozoobotanicabelohorizonte/17002647475
http://zoologia2013.blogspot.com.br/2015/06/pavao-do-congo-afropavo-congensis.html

Arquivado em: Aves
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: