Gênesis

“No princípio Deus criou o céu e a terra” Gn 1.1

A palavra Gêneses quer dizer “Começo, Início”. Este é o livro da bíblia que conta como tudo que existe começou, como surgiram os seres humanos, inclusive a entrada do pecado e do sofrimento na humanidade. Neste livro estão descritas as ações de Deus na criação do mundo, no cuidar das pessoas e na justiça divina que castiga os ímpios e abençoa os justos.

A autoria do livro é atribuída a Moisés, profeta que por volta de 1400 ACteria conduzido o povo israelita para fora do Egito, sobre os desígnios do próprio Deus, a fim de libertar o povo da escravidão. Consta uma passagem em que Deusfala com Moisés que o povo estava clamando por liberdade e Ele faria justiça à promessa feita a Abraão de honrar a sua descendência, o próprio povo de Deus. “de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gn 12:2-3

Além de passagens acerca da criação, este livro apresenta figuras conhecidas dos cristãos, e até mesmo do senso comum: Adão e Eva, Caim e Abel, A Arca de Noé, A Torre de Babel, Abraão e Sara, Ló (e a destruição de Sodoma e Gomorra), a relação de Ismael e sua esposa Agar, Isaque e Rebeca, Esaú e Jacó ( e suas esposas as irmãs Raquel e Lia). Outros pontos que os cristãos destacam com freqüência neste livro são: a passagem onde Jacó luta com um anjo, e tem seu nome trocado para Israel, em Peniel “Áquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse vi a Deus face a face e a minha vida foi salva” Gn 32:30; e toda a história de um de seus filhos, José, que ainda menino tinha sonhos premonitórios que revelavam um futuro majestoso, e mesmo tendo sido vendido como escravo pelos próprios irmãos, e ter sido preso por dois anos, tornou-se o segundo homem mais importante do Egito.

O livro de Gênesis ilustra que Deus escolheu Abraão, através de quem Ele criaria um povo escolhido e surgiria o Messias prometido. A herança das promessas feitas a Abraão foi passada para seu filho Isaque, e por sua vez ao seu filho Jacó (o mesmo que após Peniel teve o nome trocado) e os seus doze filhos tornaram-se os antepassados das doze tribos de Israel.

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia