Sodoma e Gomorra

Sodoma e Gomorra eram duas cidades situadas próximas ao mar morto. A primeira referência bíblica a respeito delas está no primeiro livro da bíblia, Gênesis: “E foi o termo dos cananeus desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza; indo para Sodoma e Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa” (Gn 10:19)

Ló, sobrinho de Abraão, havia partido rumo a Sodoma após ambos concordarem que seria melhor as famílias separarem-se, pois os pastores de seu povo entravam em desacordo com frequencia. Abrãao deixou que Ló escolhesse o lado que preferia seguir e foi para o oposto. Ló escolheu a direção de Sodoma, após avistar as campinas do Jordão.

Houve uma guerra entre reis “E aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinar, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, Que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, e a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar)” (Gn 14,1:2) e com isso Ló foi levado cativo, e resgatado por Abraão assim que soube do ocorrido (Abraão escolheu trezentos e dezoito de seus melhores homens para resgatar o sobrinho).

De acordo com as escrituras sagradas, há uma passagem em que o Senhor anuncia a destrição de Sodoma e Gomorra. O motivo seria o elevado nível de prosmicuidade e corrupção do povo “Disse mais o Senhor: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito”(Gn 18:20)

Abraão intercedeu pelo povo diversas vezes, perguntando ao Senhor se houvessem homens justos no meio dos ímpios, ele pouparia toda a cidade a cidade: “Disse mais: Ora, não se ire o Senhor, que ainda só mais esta vez falo: Se porventura se acharem ali dez (justos)? E disse: Não a destruirei por amor dos dez” (Gn 18:32).

O Senhor poupou a família de Abraão enviando dois anjos à casa de Ló, que ainda habitava na região a ser destruída, e o orienta a deixar a cidade, junto com sua família. Os anjos orientam ainda que sua mulher não olhe para atrás, para que não vire uma estátua de sal. E por não haver sequer dez homens justos na cidade, a cidade foi destruída. “Então o Senhor fez chover enxofre e fogo, do Senhor desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra”(Gn 19:24).

Bibliografia:

Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia