RNA

Por Fabiana Santos Gonçalves
O RNA é formado pelo ácido ribonucléico. O processo de produção de uma molécula de RNA a partir de uma molécula de DNA é chamado de transcrição. A produção de proteínas é feita por comandos do RNA, e este processo é chamado de tradução.

O RNA não possui a base nitrogenada Timina, em seu lugar está presente a Uracila.

Transcrição

A cadeia de DNA é separada através de enzimas que promovem a quebra das pontes de hidrogênio. Quando as hélices estão separadas, uma enzima chamada RNA polimerase une-se a uma das extremidades da fita, pois apenas uma fita é copiada, e segue pela cadeia, formando os pares: A->U e C->G. Ao término do processo, a molécula de RNA se desprende e as fitas de DNA voltam a se unir.

O começo e o fim de uma cadeia são limitados por seqüências específicas de gene, reconhecidas pela polimerase.

Tipos de RNA

  • RNA ribossômico: O RNA ribossômico participa na produção de ribossomos, que por sua vez produzem proteínas. A região do DNA molde para esse RNA é chamada de região organizadora do nucléolo. Ao serem sintetizadas, as moléculas de RNA ribossômico se acumulam nessas regiões, formando os nucléolos.
  • RNA transportador: Este RNA transporta os aminoácidos até os ribossomos para a produção das proteínas. O anticódon é uma região do aminoácido por onde a tradução começa e é formado por uma trinca de bases, onde o RNA transportador se emparelha ao códon, que é uma trinca complementar de bases do RNA mensageiro.
  • RNA mensageiro: O RNA mensageiro possui as informações para a síntese do RNA. Ele possui as trincas de bases nitrogenadas que definem os aminoácidos. O RNA transportador possui o anticódon, que vai se encaixar com o códon do RNA mensageiro. Por exemplo, se o códon for AAA, o anticódon será UUU, e o aminoácido formado será a lisina. Mas os RNAs só se encaixam se códon e anticódon forem correspondentes.