O que é Metabolismo

Por Cristiane Zoller
Considera-se metabolismo, as reações químicas que ocorrem dentro do organismo e tem a função de mudar ou produzir moléculas. Ele pode estar presente de duas formas: no estado anabólico ou catabólico.

No estado de anabolismo ocorre a formação dos compostos e no estado de catabolismo ocorre a quebra dos compostos. No caso de dietas para perda de peso considera-se que a pessoa sofre o processo de catabolismo, tornando algumas partículas do organismo degradadas, gerando assim, a diminuição do peso.

Hoje em dia muito se comenta sobre o metabolismo, as pessoas possuem interesse em conhecer seu próprio ritmo metabólico. Surgem várias dúvidas sobre essa questão, contudo, é mais simples do que parece. Não existe uma fórmula que torne o metabolismo menos ou mais acelerado, são vários fatores que estão envolvidos e que devem ser considerados e avaliados individualmente para se ter idéia de qual tipo é o metabolismo de cada um. O peso, idade, sexo, atividade física são fatores importantes na regulação do metabolismo. Por exemplo, aqueles que apresentam peso mais alto necessitam de um valor calórico maior, a idade mais avançada torna o metabolismo mais lento, os homens possuem maior massa muscular em relação às mulheres e com isso possuem um metabolismo mais rápido. Além disso, a prática de exercícios físicos deixa o metabolismo mais rápido. Todos esses dados devem ser considerados quando o assunto refere-se ao metabolismo de cada pessoa.

Apenas para se manter o organismo vivo é gasto uma certa quantidade de energia, assim quando se respira, dorme e para se manter as funções cardiovasculares o organismo utiliza de sua reserva calórica, esse valor está relacionado ao metabolismo basal de cada um. Já no caso da perda de peso, ocorre à diminuição no valor calórico, com o tempo o organismo passa a exigir menos energia para a execução das funções vitais, tornando o metabolismo mais lento e adaptado a tal situação. Esse é o conhecido efeito Platô, nesse caso é preciso à diminuição do valor calórico e o aumento da atividade física para que assim continue ocorrendo à perda de peso esperada.

Com isso, nota-se que em todas as situações, seja ela para perda, ganho ou manutenção do peso a necessidade calórica será diferente de uma pessoa para outra. Por isso, deve-se ter o acompanhamento de um profissional especializado.

Leia também: