Diferenciação Celular

Por Clarisse Rocha
A diferenciação celular é o processo em que as células de um organismo sofrem transformações em sua forma, função e composição, tornando-se tipos celulares especializados.

Fecundação

Fecundação

A vida inicia-se pela fecundação de um óvulo por um espermatozóide. Essa primeira célula formada inicia o processo de divisão até chegar à fase de oito células, na qual recebem a denominação de células-tronco totipotentes.

Todas essas células, se colocadas no útero, apresentam potencial de desenvolver um ser completo.  Quando o embrião possui aproximadamente 100 células (o blastocisto – cinco dias após a fecundação), ocorre a primeira diferenciação: as células que encontram-se na parte externa se diferenciam e  tornam-se responsáveis pela formação dos anexos embrionários,  já a massa interna é composta por células-tronco pluripotentes – capazes de formar todos os tecidos, no entanto, não possui mais a capacidade de formar um ser completo.

A figura a seguir, ilustra a diferenciação das células pluripotentes.

Diferenciação celular de células pluripotentes

Diferenciação celular de células pluripotentes

O comando recebido pelas células que determina sua especificidade e como elas compreendem o seu destino dentro do organismo ainda são mistérios para a Ciência. O que é conhecido é que, de acordo, com o crescimento do embrião, as células iniciam a diferenciação nos vários tecidos: nervoso, sanguíneo, adiposo, muscular e ósseo.  E depois que se diferenciam, todas as células-filhas têm as mesmas características, por exemplo, células do fígado só dão origem a células hepáticas.  Essas células estão diferenciadas de modo terminal.

Durante a diferenciação, alguns genes são ativos enquanto outros são silenciados e essa definição depende de cada tecido. Essa especificidade também é outro objeto de pesquisa para a Ciência.

Fontes:
http://veja.abril.com.br/blog/genetica/sem-categoria/diferenciacao-celular/
http://www.mundodastribos.com/diferenciacao-celular-o-que-e.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/citologia/diferenciacao-celular-2.php
http://marianarialto.files.wordpress.com/2008/10/imagem.jpg