É possível ver da Terra a bandeira americana na Lua?

É possível ver da Terra a bandeira americana na Lua? Atualmente, localizar a bandeira na Lua a partir da Terra usando um telescópio continua impraticável. Em teoria, a única forma para se ver algo tão pequeno como uma bandeira envolveria a utilização de um telescópio com espelho de aproximadamente 250 metros de diâmetro. Somente assim seria possível observar a bandeira como um pequeno ponto na imagem. Além disso, a instabilidade da atmosfera da Terra provavelmente não permitiria o sucesso da empreitada, devido à resolução abaixo de cerca de um segundo de arco para a maioria das localidades.

Os céticos que não acreditam nas viagens lunares frequentemente levantam a questão do porquê não se pode ver a bandeira na Lua a partir da Terra com nossos telescópios mais poderosos. Nem mesmo um telescópio tão poderoso como o Hubble (certamente o mais avançado construído até os dias de hoje) com 94,5 polegadas de espelho tem a mínima possibilidade de localizar um objeto tão pequeno a essa distância. Telescópios baseados na Terra ainda estão muito longe de serem capazes de ver a bandeira.

Supondo que realmente quiséssemos ver a bandeira e com a nitidez necessária para que esta se pareça com uma bandeira, teríamos que fazer algumas suposições. Vamos supor que as listras da bandeira (13, logo são 12 encontros de listras) são de 1,5 polegadas de altura e queremos apenas ser capaz de distingui-las. Usando o mesmo método como acima, podemos chegar a uma resposta. Neste caso, precisamos ser capazes de ver algo que é 1.5 /12 /5280 milhas de largura, ou 2.367-5 milhas. Nós multiplicamos isso por 0,83 para obter a resolução (1.965e-5). Dividindo 4,56 por este número produz 232065 polegadas, ou cerca de 19.388 pés. Tal valor equivale a cerca de 3,6 milhas. É claro que não é possível construir um telescópio óptico deste tamanho. Assim, basicamente, a bandeira na Lua permanece "invisível" para nós aqui na Terra. (para verificar os cálculos, visite a página: http://www.rocketroberts.com/astro/flag_on_moon.htm )

Mesmo um telescópio tão poderoso como o Hubble não tem a oportunidade de ver a bandeira na lua. Ele tem um espelho que de 94,5 centímetros de diâmetro. Isso dá uma resolução de 4.56/94.5 ou cerca de 0,0483 segundo de arco. Isso se traduz numa resolução de cerca de 295 pés de distância da lua. O Hubble só poderia detectar um objeto com 295 metros de diâmetro na Lua.

Fontes:
http://www.rocketroberts.com/astro/flag_on_moon.htm
http://astrono1000sic.wordpress.com/2011/11/05/por-que-nao-podemos-ver-a-bandeira-americana-na-lua-com-um-telescopio-parte-1/ 

Arquivado em: Curiosidades