Atmosfera

Mestra em Geografia (Unicamp, 2017)
Bacharela em Geografia (USP, 2014)
Licenciada em Geografia (UEL, 2009)

Publicado em 02/05/2019

A atmosfera terrestre é a camada de ar que envolve o Planeta Terra fornecendo proteção e os gases necessários para a manutenção da vida. Graças à ação da gravidade, as partículas de ar que compõe a atmosfera terrestre não se dissipam pelo espaço, permanecendo unidos a superfície.

Como a atmosfera terrestre foi formada?

A atmosfera do Planeta Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de anos. Neste período, apesar de haver um processo de resfriamento da crosta, a atividade vulcânica era intensa e responsável por liberar uma série de componentes químicos presente no magma do interior do planeta.

Dessa forma, com o passar do tempo, partículas de vapor d’agua, dióxido de carbono, nitrogênio e uma série de substâncias tóxicas passaram a se acumular junto a superfície pela ação da gravidade.

As bactérias anaeróbicas, que foram as primeiras formas de vida a surgir no planeta, deram origem às primeiras plantas marinhas primitivas. Essas plantas começaram a utilizar o dióxido de carbono presente na atmosfera primitiva para realizar fotossíntese e, assim, pouco a pouco a constituição do ar da atmosfera foi sendo alterada conforme as plantas liberavam oxigênio na atmosfera.

Porém, a transformação da atmosfera foi um processo muito lento. Para que os níveis de oxigênio chegassem aos atuais 21% do volume total da atmosfera foram necessários 2 bilhões.

Qual a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?

Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.

Leia mais sobre as funções da atmosfera.

Quais são os gases que compõe a atmosfera terrestre?

78% do volume da atmosfera é composto de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

Quais são as camadas que compõe a atmosfera terrestre?

Camadas da atmosfera terrestre. Ilustração: Designua / Shutterstock.com

A atmosfera é um meio fluido e, portanto, a diferenciação entre as camadas ocorre de forma gradual, não existindo um limite físico entre elas. Entretanto, convencionou-se dividir a atmosfera em cinco camadas. São elas:

Troposfera

É a camada mais próxima da superfície terrestre e onde o ar é mais concentrado. Pode chegar até 17 km em seu limite superior. Na troposfera, conforme aumenta a altitude há uma redução da temperatura atmosférica.

Estratosfera

A Estratosfera é a segunda camada da atmosfera, está entre aproximadamente 17 km e 50 km da superfície. A camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, está entre 20 km e 35 km de distância da superfície, ou seja, localizada na estratosfera.

Mesosfera

Localiza-se aproximadamente entre 50 km e 80 km de distância da superfície. É a camada mais fria da atmosfera com temperatura que podem chegar a -90º C em virtude do ar rarefeito. Nessa camada, os meteoritos que atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão.

Termosfera

Localizada aproximadamente entre 80 km e 500 km de distância da superfície, a temperatura na termosfera pode chegar aos 1500 ºC. É também chamada de ionosfera, por causa da grande concentração de íons.

Exosfera

É a última camada da atmosfera terrestre. Localiza-se, aproximadamente, entre 500 km e 800 km de distância da superfície. Nessa camada o ar é muito rarefeito e quase não há presença de outros gases atmosféricos com exceção do hélio e hidrogênio. Sua temperatura atinge os 1000 ºC.

Fonte: VERSIGNASSI, Alexandre. Como a atmosfera da Terra se formou? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-a-atmosfera-da-terra-se-formou/>. Acesso em 05 mar 2019.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A Camada de Ozônio. Disponível em < http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio>. Acesso em 03 de mar 2019.

 

Arquivado em: Geografia