Paranormalidade

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

A Paranormalidade descreve uma série de fenômenos que supostamente são alheios ao conhecimento científico.

Há uma confusão na cultura popular que liga os termos Paranormalidade e Parapsicologia aos mesmos conceitos. O que é um equívoco. A Parapsicologia, na verdade, é responsável por lidar com fenômenos psíquicos como a telepatia e o estudo sobrenatural dos fantasmas. No entanto, a Paranormalidade envolve questões mais amplas que não estão no escopo da Parapsicologia.

A Paranormalidade descreve uma grande variedade de fenômenos que são anormais para o conhecimento científico, ainda que seja uma percepção de ignorância. Entre os assuntos abordados pela Paranormalidade estão os estudos dos UFO’s, da criptozoologia e tantos outros casos chamados de não-psíquicos. O que extrapola significativamente a abordagem da Parapsicologia.

Assim, a Paranormalidade envolve percepções que estão além das explicações científicas e também os casos relatados por algumas pessoas que se dizem detentoras de poderes psíquicos, capazes de produzir manifestações como a percepção extra-sensorial ou psiconese.

Há uma série de estudos de especialistas que abordam supostas manifestações paranormais. Socialmente, eles verificam que as pessoas identificadas como capazes de tais manifestações paranormais ou que se declaram possuidoras de tais habilidades são excluídas de círculos sociais. Entre os especialistas no assunto, acredita-se que esse é um problema a ser tratado, pois identificam as capacidades paranormais não como ameaça ou razão para exclusão, mas um dom que deve ser respeitado.

Fonte:
http://super.abril.com.br/ciencia/mundo-paranormal-620367.shtml

Arquivado em: Curiosidades