Ponte sobre o mar mais longa do mundo

Por Felipe Araújo
A China sempre foi conhecida por suas grandes construções. O país, com a maior população do mundo, apresenta grandes obras que foram construídas ao longo dos séculos. Um exemplo destes feitos é A Grande Muralha da China, feita durante o período da China Imperial e que apresenta 8.850 km.

Outra grande estrutura, inaugurada no dia 30 de junho de 2011, é a ponte Qingdao Haiwan, que apresenta 42 quilômetros de extensão e faz a ligação do porto leste de Qingdao com a ilha de Huangdao. A ponte começou a ser construída no ano de 2007 e custou 14,8 bilhões de yuans, aproximadamente de R$ 3,6 bilhões, aos cofres chineses.

A construção da ponte Qingdao Haiwan teve por objetivo diminuir a viagem entre a parte central da cidade e o subúrbio de Huangdao em 30 km. Com isso, o tempo de deslocamento entre os dois pontos caiu de 40 minutos para 20 minutos. Porém, além da melhora no transporte, esta também foi uma forma encontrada pela China de demonstrar seu poder econômico, já que, no século XXI, o país tem obtido um dos maiores desenvolvimentos do mundo, sendo considerado o sucessor dos Estados Unidos como maior potência mundial. Não é por acaso que, antes da construção da ponte chinesa, a maior ponte do mundo era a Ponte do Lago Pontchartrain, localizada em Luisiana (E.U.A.).

Além disso, outras características que valorizam a construção são de proteção. A ponte chinesa foi planejada para aguentar grandes desastres naturais como terremotos e pode suportar até mesmo uma batida de um navio de até 300 mil toneladas. Isso se deve à sua estrutura, com apresenta mais de 5.200 colunas de sustentação.

A construção da ponte deu-se em meio a uma leva de grandes obras no país. Este projeto foi completado com a inauguração do gasoduto mais longo do mundo. Percorrendo 8.700 quilômetros, o gasoduto é capaz de distribuir gás natural desde o Turcomenistão, localizado na Ásia Central, até a China. A finalização destas obras coincidiu com o 90º aniversário do Partido Comunista da China, que teve sua fundação no dia primeiro de julho de 1921.

Outra grande ponte da China é a da baía de Hangzhou, que apresenta 36 quilômetros, conectando as cidades de Jiaxing e Ningbo na província de Zhejiang, leste da China. Fora isso, há várias pontes sobre terra mais longas no mundo. As três primeiras também estão na China, sendo que a maior delas é um lance elevado do trem de alta velocidade Pequim-Xangai, que totaliza 164,8 km.

Fontes:
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2011/06/30/ponte-sobre-o-mar-mais-longa-do-mundo-e-inaugurada-na-china.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,china-inaugura-ponte-de-42-km-a-mais-longa-do-mundo,738979,0.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Qingdao_Haiwan