Primeira Ferrovia Transcontinental

Por Felipe Araújo
O nome em inglês da Primeira Ferrovia Transcontinental é First Transcontinental Railroad. Na época do término de sua construção, ano de 1869, ela também era conhecida pelo nome de Pacific Railroad. A ferrovia foi construída entre Councill Bluffs, cidade localizada no estado americano de Iowa, e Alameda, que fica na Califórnia.

A autorização para a construção da ferrovia veio através do Ato Ferroviário do Pacífico, que ocorreu no ano de 1862 com apoio do governo dos Estados Unidos. Porém, há muitas décadas, já havia um movimento que clamava pelo início do desenvolvimento da ferrovia. O começo das obras foi o desfecho de atitudes da época em que Abraham Lincoln presidia os E.U.A, porém, o projeto só foi completado após seu falecimento.

Com a construção da Primeira Ferrovia Transcontinental, foi possível a conexão entre as costas do oceano Pacífico com o oceano Índico. Pela primeira vez na história, uma malha ferroviária ligava duas costas marítimas e, desta forma, o projeto é até hoje uma referência no campo da construção ferroviária.

Isso se deve ao fato da construção da Primeira Ferrovia Transcontinental ter sido muito difícil. Para seu desenvolvimento, foram necessárias diversas aplicações de técnicas de engenharia e do trabalho, pois a ferrovia tinha que passar por montanhas altas e vários tipos de planícies pelas Union Pacific Railroad e Central Pacific Railroad, que deram origem à linha oriental e ocidental.

A Primeira Ferrovia Transcontinental entrou em funcionamento de tráfego a partir do dia 10 de maio de 1869 com o Prego de Ouro (Golden Spike) na comunidade Promontory, localizada no Estado norte-americano do Utah. Desta forma, foi estabelecida uma rede de transportes mecanizada que teve grande influência na economia norteamericana, revolucionando o sistema de transportes de cargas e desenvolvendo a região Oeste dos Estados Unidos da América.

O funcionamento e desenvolvimento da ferrovia foi tão marcante para a economia americana que ela foi considerada como o maior feito tecnológico do século XIX nos E.U.A. Além disso, foi uma solução precisa para ligar as atividades comerciais e viagens entre o ocidente e o oriente norteamericano, acelerando a economia e ajudando os E.U.A. a serem uma das primeiras potências do mundo.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/First_Transcontinental_Railroad
http://www.nps.gov/gosp/index.htm
http://www.loc.gov/rr/program/bib/ourdocs/PacificRail.html