Cretinismo

Por Débora Carvalho Meldau
O cretinismo é uma doença mental causada por hipotireiodismo congênito.

Durante o desenvolvimento do feto e do recém-nascido, a ausência de tiroxina (hormônio produzido na tireóide), resulta em retardo do desenvolvimento cerebral. Geralmente isso é decorrente de um defeito durante a formação da glândula, mas também pode ser devido à deficiência enzimática em um dos pontos do processo de síntese do hormônio em questão, consequente de uma deficiência do elemento iodo na alimentação, essencial para a produção da tiroxina. Uma vez que haja déficit desse elemento no organismo, não haverá fornecimento materno ideal do mesmo para o feto, resultando no cretinismo.

Dentre as manifestações clínicas, podem estar presentes: macroglossia, espessamento da pele, crânio proporcionalmente maior do que o resto do corpo, apetite reduzido, constipação, batimentos cardíacos alterados, anemia, dormência e formigamento das mãos e pés, inchaço das pernas, retenção de líquido (especialmente em volta dos olhos), entre outros sintomas.

Além do retardo mental, como consequência da doença quando esta não é tratada, o indivíduo pode apresentar nanismo, insuficiência da tireóide e subdesenvolvimento dos órgãos genitais.

A prevalência dessa doença é de 1:3.000 nascimentos, sendo possível identificá-la por meio do teste do pezinho. Logo após o nascimento, o recém-nascido apresenta funções normais, pois sua deficiência foi suprida com hormônios provenientes da mãe. Contudo, algumas semanas após o nascimento, iniciam-se os sintomas que levam a sequelas irreversíveis. Deste modo, a realização desse teste logo após o nascimento é de fundamental importância, uma vez que a doença leva um tempo para manifestar-se, podendo então ser prevenida.

É importante também ressaltar que a gestante consuma sal iodado, o que pode não ocorrer em áreas montanhosas, distantes do mar e, quando a mesma apresentar hipotireoidismo, este último deve ser tratado previamente à concepção.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cretinismo
http://www.tireoide.org.br/cretinismo-e-mixedema/
http://www.tuasaude.com/cretinismo/
http://www.saudedicas.com.br/doencas/cretinismo-183002

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.