Fitofotomelanose

A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica resultante da exposição aos raios solares da pele que entrou em contato com o sumo de certas frutas, especialmente limão. Outras substâncias como refrigerantes e perfumes também podem causar a reação, sendo denominando, este caso, de fotomelanose. Embora possa ocorrer em qualquer área do corpo, é mais freqüente na boca, colo e mãos.

A afecção é caracterizada pelo aparecimento de manchas escuras nas regiões acometidas. A forma das manchas varia de acordo com a exposição da pele às substâncias, sendo comumente observadas lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. Nos quadros mais severos, podem aparecer manchas mais avermelhadas e até bolhosas, juntamente com prurido e ardência, quadro denominado fotodermatites.

Para evitar o surgimento dessas manchas, o ideal é evitar a exposição ao sol quando beber sucos de frutas (especialmente limão, laranja e tangerina) e caipirinha. Ainda que se lave o local onde caiu ou respingou o suco (ou sumo) da fruta, a pele pode manchar. Recomenda-se também evitar o uso de perfumes antes ir à praia ou piscina.

O sumiço das manchas se dá de forma espontânea e gradativa, sendo necessário proteger a pele da exposição aos raios do sol, por meio do uso de filtros solares. Podem ser utilizados despigmentantes para agilizar o processo de clareamento. Nos casos mais severos devem ser utilizados fármacos para seu controle, devidamente prescrito pelo médico dermatologista.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/fitofoto.shtml
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/8621
http://www.tuasaude.com/fitofotomelanose/
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4737&ReturnCatID=1572

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças